4 Produtos Para Melhorar O Isolamento Térmico Na Sua Casa

Acústica 19 julho 2022
Produtos Para Melhorar O Isolamento Térmico Na Sua Casa

Quem não gosta de desfrutar de um ambiente confortável nem muito frio nem quente? É por isso que cada vez mais o isolamento térmico e acústico tem se tornado frequente em ambientes residenciais e comerciais.

Como se passa grande parte do tempo em casa, mais necessários são os sistemas de isolamento térmico e acústico já que esse tipo de tratamento pode influenciar diretamente na produtividade e bem-estar.

Quer entender melhor sobre os produtos que podem ajudá-lo nessa tarefa? Continue lendo esse artigo

O que é o isolamento térmico?

Produtos  Para Melhorar O Isolamento Térmico Na Sua Casa

O isolamento térmico é a capacidade de um material em reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para outro. Quando o assunto são as regiões muito quentes ou frias, esse tipo de procedimento é necessário e deve ser  bem instalado, garantindo a eficiência energética em todo o edifício, desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas.

Em regiões quentes, o isolamento mantém o calor externo ao ambiente e reduz a necessidade de ar condicionado. Já  em regiões frias, o isolamento térmico mantém o ambiente quente e evita a necessidade de uso de aquecedor.

O isolamento térmico é, ainda, bastante utilizado para tubulações e caldeiras, evitando a perda de energia em instalações técnicas.

Quais os produtos que podem garantir um isolamento térmico? 

Como no mercado há muitas opções de produtos, o segredo é escolher o certo, conforme o projeto da sua casa. Logo, é preciso contar com o auxílio de profissionais especializados que possam te ajudar com a escolha, já que, se mal feito, o sistema pode não funcionar e o investimento pode ter sido dinheiro jogado fora. 

Veja os principais produtos:

Lã de rocha

Muito utilizada em isolamentos, principalmente pelas diferentes formas, a lã de rocha é feita de minerais. Esses componentes ficam aquecidos em temperaturas que atingem até 1500ºC, os quais dão origem a produtos que podem ser flexíveis ou duros, conforme o nível de compactação.

A lã de rocha pode ser encontrada em diferentes formas:

  • feltro: a aplicação reduz a troca de calor entre as superfícies interna e externa isoladas, em virtude da sua baixa condutividade térmica. Os feltros podem ser aplicados sob coberturas, sobre forros vazados e forros falsos, entre telhas metálicas, alvenarias, divisórias, equipamentos térmicos e em caixas acústicas;
  • manta: também pode ser usada em tubulações, além de superfícies irregulares;
  • painel: têm diferentes densidades, por isso é versátil. Por essas particularidades, é muito utilizado.  Na construção civil, é usado em caixas acústicas, como miolo para divisórias e alvenarias, sobre forros e em coberturas. Já na indústria, pode ser usado em equipamentos industriais, tanques, tubulações, fogões e estufas e aquecedores. 

Lã de vidro

A lã de vidro é feita de produtos semelhantes aos da lã de rocha, mas com a adição de vidro. Os componentes são fundidos em alta temperatura e centrifugados. 

Como consequência, esse tipo de material dá origem a diferentes formatos, entre eles placas e rolos. Com a função de impedir a transferência de calor, a lã de vidro pode ser aplicada em  telhas metálicas, forros, lajes e em diferentes telhados.

Lã de PET

A lã de PET é uma manta de isolamento termo acústico, composta 100% de fibras de poliéster – material vindo da  reciclagem de garrafas PET –, sem adição de resinas.

Ela é uma solução inteligente, fabricada em diferentes densidades e dimensões, podendo integrar projetos de ambientes com finalidades de uso diversas, como: escritórios, residências, hospitais, igrejas, escolas, universidades, galpões industriais, supermercados, shopping centers, teatros, auditórios, restaurantes e casas noturnas.

Drywall

Os produtos de construção à seco são ótimos para manter a temperatura. As placas de drywall, por exemplo, possuem a capacidade de deixar o ambiente mais agradável do que quando comparado com as construções de alvenaria — já que retém menos calor e regula a umidade dos ambientes.

O conforto térmico proporcionado pelo drywall melhora o desempenho de qualquer atividade, seja para trabalho, estudo ou simplesmente para relaxar em frente à televisão. 

Quais as vantagens do isolamento térmico?

As vantagens do isolamento térmico não se limitam apenas ao controle de temperatura. Existem outros benefícios que esse sistema traz ao seu ambiente, por exemplo:

  • maior bem-estar e qualidade de vida aos moradores ou a quem reside o local;
  • apelo e contribuição para a sustentabilidade;
  • controle de umidade.

Conheça os produtos de isolamento térmico da Plack

A Plack — Sistemas Construtivos existe há nove anos com o intuito de transformar o mercado da construção civil por meio de soluções à seco.

Para oferecer um excelente atendimento, existe uma equipe de especialistas em sistemas construtivos, que oferecem uma consultoria personalizada e suporte para qualquer dúvida do cliente no processo da obra.

Além disso, os materiais são de qualidade. A linha de produtos premium atende aos mais exigentes requisitos de projetos e oferece soluções inovadoras e exclusivas para cada cliente. Confira a nossa lista de produtos que vão transformar a sua obra!