fbpx

Single Blog

5 dicas de ouro para valorizar a iluminação da sua casa

Iluminação

Para criar um bom projeto de iluminação residencial, é importante conhecer os tipos de lâmpadas, luminárias, arandelas e spots, para definir e planejar o uso de cada uma, assim, você conseguirá valorizar os cômodos e transmitir as sensações ideiais para cada ambiente.

Qual temperatura de cor é a ideal para cozinha? Qual lâmpada é a mais recomendada para iluminar o quarto? Como proporcionar um efeito de relaxamento e conforto em um ambiente? E se for de estímulo e vitalidade, como fazer isso?

A gente já entendeu que não é uma tarefa simples, ainda mais por sabermos que a iluminação influencia diretamente nos móveis e na decoração da casa. Por isso, nós destacamos cinco dicas que irão te ajudar nessas decisões:

1. Defina o que você quer para começar a planejar

Existem inúmeras opções em sua cabeça que poderiam harmonizar com o ambiente. Lustres, luminárias, abajures. Mas, antes de tudo, é necessário pensar no estilo da decoração e as dimensões do cômodo, pois esses fatores são fundamentais na escolha da iluminação ideal.

A partir deles, será possível saber se é a intenção é uma iluminação mais centralizada ou em pontos específicos. O auxílio de um profissional é muito importante nesta fase, proporcionando escolhas mais eficientes.

Se o ambiente tem um pé direito alto, por exemplo, é importante procurar opções que harmonizem com esse detalhe. Uma boa escolha seria o Plafon, uma luminária de formato redondo capaz de trazer um efeito sofisticado e boa intensidade de iluminação.

2. A luz central do ambiente

Se a intenção é distribuir a iluminação por todo o cômodo, então a luz central é uma boa escolha. Mas, lembra-se do que falamos antes sobre as dimensões do ambiente?

É importante escolher luminárias proporcionais ao espaço, pois uma mesma luminária não é capaz de oferecer níveis uniformes de claridade por todo cômodo em salas de 210m² ou de 65 m².

Por isso, em lugares maiores, o tamanho da luminária e sua capacidade de iluminação também devem aumentar. Quer uma boa dica? O Painel Fit Slim, da Avant, é versátil e proporciona uma iluminação homogênea com design leve e moderno.

 

3. O poder da luz indireta no cômodo

Ao contrário da luz central, a indireta proporciona um efeito de vários cenários em um único cômodo. Esse tipo de iluminação é mais difusa e pontual, possui a capacidade de criar ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes.

Uma das formas de conseguir alcançar essa atmosfera, é por meio dos trilhos de iluminação ou spots de sobrepor no teto. O kit Trilho Elegance, da Avant,  podem ser instalados até mesmo em tetos sem forro de gesso, dando aquele toque mais industrial ao ambiente.

4. Economia com lâmpadas de LED

Seja uma luminária moderna, um abajur retrô ou pendentes, o LED é seu principal aliado nessas escolhas. Esse tipo de iluminação possui uma tecnologia que só apresenta vantagens como sua versatilidade, sua economia e a capacidade de transformar a temperatura do ambiente, sem esquentar sua lâmpada.

E além de ser sustentável e de longa duração, o LED também proporciona principalmente economia de energia e custo-benefício. Com certeza, esse tipo de iluminação só irá agregar valor e qualidade para o seu projeto.

5. As tonalidades provocam sensações diferentes

Sabia que a luz de LED pode transformar a temperatura do ambiente? E não estamos falando de lâmpadas esquentando, e sim, de cor. Em um projeto de iluminação, é muito importante decidir quais tonalidades você deseja para cada ambiente.

Se você procura criar um ambiente mais aconchegante, para descanso e relaxamento, os tons amarelados são ideais. Mas, se a intenção for provocar um efeito mais estimulante e alegre, os tons azulados são boas escolhas para cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Os Spots Supimpa, da Avant, são ótimas opções para criar atmosferas diferentes nos cômodos. Nos formatos redondo ou quadrado, possuem sistema direcionável para melhor ajuste do seu projeto.

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar a decorar sua casa e a criar ambientes harmônicos, cheios de personalidade e sofisticação. Se quiser conhecer mais dicas e soluções para sua casa, é só entrar em contato com a gente!

Voltar ao topo