Ambientes Integrados: Dicas De Como Montar O Seu

Drywall
Ambientes Integrados

Os ambientes integrados são uma tendência que muitas pessoas aderiram por conta da sua versatilidade, praticidade e beleza. Ainda mais para as pessoas que moram em apartamentos e casas com metragem reduzida, esse tipo de cômodo otimiza o espaço de maneira bem sofisticada.

Para você que tem pensado em aderir esse tipo de ambiente, neste artigo reunimos algumas dicas de como fazê-lo, quais as vantagens e como decorá-lo. Confira!

Você verá:

  • quais as vantagens dos ambientes integrados;
  • dicas de decoração do ambiente integrado.

Quais as vantagens dos ambientes integrados?

Os ambientes integrados são grandes aliados das pessoas que preferem um lugar aconchegante. 

Além disso, para quem trabalha fora de casa e passa muito tempo longe, esse tipo de ambiente permite interagir com quem estiver no cômodo integrado àquele espaço. Logo, quem está na cozinha consegue conversar com quem está na sala e vice-versa. 

Outro benefício que não poderíamos deixar de mencionar é a circulação mais fluída nos cômodos. Abrir mão das paredes completas e duras faz com que a passagem de pessoas entre os ambientes seja mais fácil e fluida, além de melhorar também a difusão de ar, deixando a casa mais fresquinha.

Uma vantagem também é a sensação de que seus cômodos são mais amplos. Derrubando uma parede que separa cozinha e sala de estar, por exemplo, você sentirá que cada um desses espaços parecerá maior. Para apartamentos pequenos, essa sensação fará total diferença quando combinado com o estilo de decoração certo.

Para apartamentos maiores, os ambientes integrados também são ótimos para valorizar ainda mais a propriedade. Uma sala integrada a uma varanda ou a outro cômodo da casa dá uma sensação de conforto e charme à estrutura.

Dicas de decoração para ambientes integrados

Aproveitar cada espacinho do ambiente é um desafio constante, porém, não ter mais a necessidade de camuflar a cozinha, da sala de estar ou a sala de estar, da varanda é algo incrível e que é possível com o uso dos materiais certos para deixar o ambiente confortável.

O drywall é o material certo para isso, pois é fácil de manusear e de trabalhar. É possível montar prateleiras, painéis com ou sem iluminação que integram os espaços. Além disso, o famoso gesso acartonado tem um acabamento perfeito para você não se preocupar com rachaduras.

Confira as dicas de decoração que separamos abaixo:

Integração de sala e cozinha: Utilize a iluminação a seu favor!

Os ambientes integrados mais conhecidos, sem dúvida, são a sala e a cozinha. Proporcionando um amplo espaço para confraternizações e momentos agradáveis em família.

Com portas de correr ou até mesmo pequenas divisórias, você pode integrar os ambientes sem se preocupar com o cheiro de frituras indo para o restante da casa. Além disso, a iluminação mais clara e aconchegante garante que ambos os espaços estejam bem integrados.

Lembre-se que não é necessário quebrar absolutamente tudo para integrar ambientes. Os cômodos não precisam ser completamente abertos uns para os outros, até porque pode ser que em algum momento você queira privacidade em um determinado espaço. 

Integração de sala e varanda: Tenha um espaço social arejado!

Ambientes Integrados

Existem muitos apartamentos em que a varanda acaba se tornando um espaço gourmet bem arejado para se reunir com quem gosta. E com a integração dos ambientes, isso de fato acontece. 

Além de permitir um maior contato com o ambiente externo, integrar a sala de estar e jantar com a varanda vai garantir um espaço bem iluminado e arejado.

Nesse caso, para isolar o ambiente de condições climáticas extremas, como chuvas fortes, por exemplo, pode-se investir em um vidro. Para decoração, utilize bastante a vegetação nas varandas propiciando um ambiente social que gere aconchego e bem-estar.

Integração de quarto e escritório: O home office confortável

Com o home office bem estabelecido na vida de muitos brasileiros, investir em um escritório é essencial para garantir qualidade de vida durante o trabalho. A integração de quartos com escritório é uma ótima saída.

Utilize uma estante com prateleiras ou drywall para simbolizar essa divisão. Você pode trazer elementos de conforto para o lado que estiver próximo ao quarto e armazenar livros e itens de escritório para o outro lado. Ficará bem organizado e sofisticado.

Além disso, os tapetes são ótimos elementos que podem delimitar a divisão dos ambientes integrados.

Dica extra: cores, piso e revestimento são importantes nos ambientes integrados!

A escolha dos revestimentos dos ambientes vai depender da necessidade e gosto dos moradores. Mas é importante levar em consideração o efeito que cada modelo vai causar, já que é importante que os espaços transmitam certo conforto visual.

Optar pelo piso vinílico para todo o ambiente é uma ótima saída para garantir amplitude. Você pode utilizar tapetes para delimitar os espaços sem problema.

Outra forma de conectar os ambientes é pelas cores. As cores monocromáticas e o design minimalista ajudam a dar esse ar de continuidade para a casa, então se você optar por esse estilo de decoração, use o mesmo tom nas paredes, almofadas, cortinas e até prateleiras.

Gostou deste artigo e quer colocar as dicas em prática? Antes leia nosso artigo de reforma em apartamento sem quebra-quebra!

Voltar ao topo