Conheça os benefícios dos sistemas construtivos

Drywall, Piso Vinílico, Steel frame
Conheça os benefícios dos sistemas construtivos

Ao planejar sua obra, você irá se deparar com diversas opções de sistemas construtivos que são cada vez mais recomendados e sugeridos por profissionais da área de construção civil, como o drywall, por exemplo.

No entanto, para quem não atua no segmento, é difícil decidir entre as opções disponíveis no mercado hoje. Por isso, criamos esse material para te ajudar a conhecer quais são os benefícios dos sistemas construtivos para sua obra.

Entendendo os sistemas construtivos

Antes de entrarmos diretamente nos benefícios que a utilização dos sistemas construtivos promove a sua construção ou reforma, vamos abordar um pouco mais sobre alguns dos sistemas construtivos mais indicados hoje em dia. São eles:

  • Drywall: também chamado de gesso acartonado, o drywall é composto por estruturas de aço galvanizado parafusados em placas de gesso;
  • Steel frame: sistema muito utilizado em construções de grande porte, a estrutura do steel frame é composta por barras de aço galvanizado, que contém porcentagem de zinco para evitar a corrosão da mesma, fixadas em chapas de gesso na parte interior da estrutura e placas cimentícias na parte externa;
  • Piso vinílico: sistema que vem ganhando cada vez mais o coração dos brasileiros, o piso vinílico é caracterizado por lâminas de piso que se assemelham bastante à borracha, devido ter PVC em sua composição;
  • Rodapé pronto: os rodapés prontos são cada vez mais indicados por designers de interiores e arquitetos, pois além da praticidade de instalação, proporcionam um acabamento mais moderno e bonito à obra.

Apesar de cada um ter a sua característica, desde a composição, até mesmo diferenciais como antiderrapante, anti mofo, entre outros, existem alguns benefícios comuns entre esses sistemas construtivos a seco. Confira quais são eles a seguir.

As vantagens de utilizar sistemas construtivos a seco

Existem diversas características que tornam os sistemas construtivos mais vantajosos para sua obra. No entanto, vamos frisar em alguns pontos principais:

Sistemas construtivos permitem uma obra mais rápida

Devido à praticidade da montagem e instalação dos sistemas construtivos, desde que realizados por mão de obra profissional e especializada, é possível afirmar que eles tornam a obra muito mais rápida.

Se compararmos, por exemplo, o tempo para construir uma parede de alvenaria comum (cimento e tijolos) com o tempo gasto para montar uma parede de drywall, com certeza a instalação do drywall será muito mais ágil.

Esse, inclusive, é um dos principais benefícios dos sistemas construtivos e motivo pelo qual vem ganhando muito espaço na construção civil, afinal permite que obras sejam entregues em um tempo bem menor e, consequentemente, mais obras podem ser realizadas.

Os sistemas construtivos tornam a obra mais econômica

Essa vantagem também é considerada uma das principais para a indicação dos sistemas construtivos em obras. Isso porque, quando falamos em economia, é claro que nos referimos a valores, mas não somente.

A utilização de sistemas construtivos permite economizar em diversos aspectos, tais como a redução de mão de obra (desde que seja contratado um profissional qualificado), menos tempo de obra e menos desperdício de materiais.

Obras que utilizam steel frame, por exemplo, podem apresentar até 90% de economia de água durante a construção. Além disso, a maioria dos materiais utilizados podem ser reciclados, sendo menos prejudiciais ao meio ambiente.

A manutenção dos sistemas construtivos é muito prática

Realizar manutenção em obras que utilizam sistemas construtivos é extremamente prática. E, quando falamos em manutenção, podemos incluir a troca de alguma parte da tubulação, manutenções elétricas e, até mesmo, a limpeza dos locais construídos com sistemas construtivos.

Por exemplo, caso seja necessário realizar alguma manutenção na parte elétrica de um imóvel construído com drywall, basta realizar a remoção de uma ou parte de uma placa de gesso para ter acesso ao interior da parede.

No caso de limpeza, por exemplo, os pisos vinílicos apresentam diversas vantagens aos demais tipos de piso, devido serem aplicados sem nenhum tipo de vão ou desnivelamento e ao material ser de alta durabilidade.

Essas são apenas algumas das principais vantagens que a utilização de sistemas construtivos a seco podem proporcionar à sua obra. No entanto, é importante sempre ter em mente que a qualidade dos materiais também deve ser levada em conta. Por isso, quando precisar de sistemas construtivos, conte com a Plack! Nossos fornecedores são os melhores do mercado e temos garantia de qualidade.

Voltar ao topo