Carpete ou piso vinílico?

Carpetes, Piso Vinílico
carpete ou piso vinílico

Para quem está em meio a uma reforma ou construção e quer garantir um melhor conforto térmico e acústico aos ambientes, existem no mercado de construção civil, atualmente, dois sistemas construtivos muito indicados. São eles o carpete e o piso vinílico.

Contudo, é natural surgirem dúvidas sobre qual deles é a melhor opção para a sua obra. Pensando nisso, criamos este artigo para te auxiliar a entender um pouco mais sobre cada um deles e escolher o que melhor se encaixa a sua necessidade.

A importância do conforto acústico e térmico

Antes de entrarmos nas características de cada um dos sistemas construtivos a seco em questão, vamos abordar um pouco da importância do conforto térmico e acústico em sua obra. 

Quem mora em apartamentos, ou casas geminadas sabe que alguns barulhos vizinhos podem ser bastante incômodos. No momento em que estamos vivendo, onde muitas pessoas trabalham e estudam em casa, o conforto acústico passou a ser uma preocupação ainda maior.

Outro ponto a ser levado em consideração é o conforto térmico. Tanto para imóveis que recebem a incidência do sol poente e costumam ser mais quentes durante a primavera e verão, quanto para os que recebem a luz solar nascente, na parte da manhã, que costumam ser mais frios durante o outono e inverno.

Contar com o recurso de carpetes ou pisos vinílicos, auxilia muito a tornar os ambientes mais confortáveis e climatizados. Agora entenda um pouco sobre as características de cada um deles a seguir.

Carpete

Muito utilizados em ambientes corporativos, principalmente devido ao conforto acústico que promove, os carpetes também permitem muita versatilidade e segurança para o local.

Além do benefício acústico já mencionado, o carpete também pode ser considerado uma opção bastante resistente e muito simples de instalar, bem como de realizar as manutenções necessárias.

Atualmente, com o avanço da tecnologia da produção de fibras sintéticas que são utilizadas nesse tipo de revestimento, estão disponíveis no mercado diversas opções de carpetes antialérgicos.

Piso vinílico

Uma tendência que podemos chamar de queridinha dos arquitetos atualmente, o piso vinílico não tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos e obras à toa.

Muito indicado para quem deseja reformar o ambiente de forma prática, sem quebra-quebra e sujeira, pois consistem em placas maleáveis, fabricadas com PVC e minerais, bastante simples de instalar.

Além disso, devido à composição, o piso vinílico se assemelha a uma borracha, garantindo assim segurança e resistência, com uma textura macia, bastante agradável ao toque. 

Outra vantagem bastante notada é a praticidade em realizar a manutenção, como a limpeza do piso propriamente dita. Basta varrer e passar um pano úmido e a higienização estará completa.

Confira as opções de piso da Plack

Independentemente de qual piso escolher, atuamos com ambos sistemas construtivos a seco e contamos com fornecedores de qualidade comprovada, sendo marcas que são referências mundiais em construção civil. 

Além disso, a Plack possui uma equipe composta por engenheiros e arquitetos especializados, que poderá te ajudar a realizar a melhor escolha para sua obra. Conte com a gente!

Voltar ao topo