Carpete Para Quarto – Veja 5 Vantagens Do Uso Deste Item

Carpetes 27 abril 2022
Carpete Para Quarto – 5 Vantagens do Uso Para Este Ambiente

Os revestimentos para piso são muito importantes para garantir conforto e até mesmo valorizar a decoração. Assim como em ambientes comerciais, o uso de carpete para quarto também é uma ótima solução para levar mais conforto e comodidade ao ambiente.

Com diversos tipos e materiais, o carpete é mais comumente encontrado em poliéster ou nylon, tendo sua higienização facilitada para que você não perca muito tempo nesse processo. 

Continue lendo o artigo e confira mais informações sobre esse material e suas vantagens!

Quais os tipos de materiais de carpete para quarto?

Como mencionamos, existem alguns materiais mais comumente utilizados na produção do carpete para quarto. São eles:

  • poliéster: esse tecido é altamente resistente e possui capacidade para absorção de umidade. É importante sempre realizar sua limpeza e manutenção para garantir que o acúmulo de poeira não seja prejudicial à saúde;
  • nylon: uma opção prática, os carpetes de nylon são os mais resistentes, fáceis de higienizar e remover manchas. São ideais para cômodos usados com mais frequência, em que você passa mais tempo, como o caso dos quartos;
  • lã: considerado o material mais caro, sua durabilidade é maior e evita a umidade. Sua limpeza é mais complexa, por isso é melhor utilizá-los em ambientes com menor circulação de pessoas.

Vantagens do uso de carpete para quartos

Apesar de prático, elegante e até versátil, o carpete  acaba não sendo a primeira escolha de muitas pessoas quando o assunto é revestimento. Com os pisos laminados e vinílicos, também muito fáceis de realizar manutenção, ele acaba sendo muito mais usado para ambientes corporativos.

Porém, esse item traz diversos benefícios quando utilizado em residências e, principalmente, em quartos. Confira alguns deles:

1. Propriedades acústicas e térmicas

Uma vantagem que não poderia ficar de fora dessa lista são as propriedades acústicas e térmicas do carpete. No frio, seus pés ficarão protegidos das baixas temperaturas e é isso o que acontece com a sua aplicação, uma vez que o material não vai absorver calor e nem mudar a temperatura do ambiente.

Além disso, o carpete possui propriedades de isolamento acústico, o que facilita bastante caso você tenha o sono leve e que costuma ser interrompido com barulho interno — reduzindo toc toc de sapatos, etc.

2. Facilidade de limpeza

Uma característica que deve ser observada no momento de escolher o revestimento para o piso é sobre a sua facilidade de limpeza. Ninguém quer perder muito tempo fazendo a manutenção do revestimento ao invés de aproveitá-lo de fato, certo?

A limpeza do carpete, por exemplo, pode ser feita com o auxílio de um pano úmido e uma solução caseira de vinagre e água.

3. Durabilidade

Os carpetes de hoje são bem resistentes e podem durar mais que a maioria dos outros tipos de revestimentos do mercado – como os pisos de cerâmica. Escolha um tipo de carpete que tenha vida útil de cinco a trinta anos e, com a manutenção certa, você verá como a durabilidade irá triplicar.

4. Baixo custo

Outra vantagem do carpete para quarto é o seu baixo custo. Alguns modelos são mais baratos do que revestimentos laminados ou vinílicos, ele se torna prático e barato para os ambientes com maior movimentação de pessoas.

Além disso, mesmo com o custo da instalação, o carpete se sobressai com um preço mais baixo do que um piso de madeira, por exemplo.

5. Versatilidade

vantagens-de-usar-carpete-para-quartos

Por fim, a última vantagem do carpete para quartos é a sua versatilidade. Você encontra o material em diferentes tonalidades e texturas para combinar com a decoração do ambiente.

Além disso, você pode dar novos ares ao cômodo com elegância e conforto.

Como escolher carpete para quarto de criança?

vantagens-de-usar-carpete-para-quartos

Pensando em todos os benefícios listados, o carpete para quarto acaba sendo o queridinho quando o assunto é revestimento para o ambiente das crianças. Confortável nos pés, deixando o ambiente aconchegante e quentinho, ele se torna a melhor opção para que o seu filho tenha o conforto que merece.

Você pode optar pela opção de nylon para ter mais facilidade na hora de realizar a sua higienização, caso a criança acabe derramado algum líquido ou farelos de comida no ambiente.

Além disso, lembre-se de combinar um estilo e cor que seja animado e de acordo com a personalidade dos pequenos.

A escolha do revestimento certo para o chão da sua casa ou do seu escritório é um ponto muito crucial para entender como será o aconchego e conforto do cômodo. Assim como os carpetes, o revestimento de PVC fica ótimo em residências, dando um ar mais moderno para o ambiente. 

Confira quais pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher o piso vinílico e como não errar nesse momento importante!