Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Decoração Vintage

Piso Vinílico 22 fevereiro 2022
Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Decoração Vintage

Das paredes ao piso, a decoração vintage tem ganhado bastante espaço no lar de muitas pessoas e, além de aconchegante, o ambiente ganha personalidade.

Para conseguir uma decoração com essa cara é necessário combinar diferentes elementos – como quadros, vasos –, porém, não para por aí. É possível usar outros itens para um ar modernoso com iluminação de sanca e piso vinílico.

Para entender melhor essas combinações e como aplicar esse modelo no seu ambiente, continue lendo este artigo!

Quais as características da decoração vintage?

Essa decoração tem elementos que remetem a uma época passada ou até mesmo objetos de épocas passadas que trazem memórias, sentimentos, etc. Derivando principalmente das décadas de 40 e 50, a decoração vintage é uma fusão de diversos modelos, que pode trazer a personalidade suave e nostálgica que deseja para seu lar. 

O uso de móveis antigos é uma das principais características deste estilo decorativo. Poltronas, vitrolas e itens de outras décadas são mais que bem-vindos, assim como eletrodomésticos e itens com bordas arredondadas. 

Além disso, você pode combinar o piso com a iluminação para deixar sua decoração mais imersiva. Para entender melhor esse estilo, separamos algumas dicas abaixo:

Invista em cores neutras e tons pastéis

A dica de ouro para aplicar a decoração vintage em casa é apostar em cores neutras. Esse estilo preza bastante pela delicadeza e esses tons transmitem uma sensação de calma e tranquilidade.

Cores como bege, marrom, e cinza-claro são excelentes opções, e podem aparecer tanto na forma de tinta em sua pintura quanto nos revestimentos – podendo ser de cerâmicas, pastilhas, ladrilhos ou vinílicos.

No chão, é interessante apostar nos pisos vinílicos, porque eles são: 

  • resistentes;
  • antialérgicos;
  • não produzem manchas;
  • impermeáveis;
  • antiderrapantes;
  • possuem alta durabilidade. 

Sua versatilidade oferece texturas, modelos, cores e tamanhos diferentes, tornando-o um elemento de decoração personalizado e único para o ambiente.

Aposte em uma iluminação aconchegante

Grande parte do aconchego transmitido nos ambientes com decoração vintage é obtido com o uso correto da iluminação. As lâmpadas brancas devem ser evitadas para não criar um ar monótono ou muito artificial. O conforto pode ser garantido se você investir na iluminação indireta, com alguns feixes em vários pontos da casa.

O uso de lustres pendentes, abajures e até cordões de luzes é bem-vindo nesse estilo decorativo. Além disso, não é necessário se limitar às lâmpadas incandescentes para clarear com cores amareladas já que os modelos de LED são econômicos e emitem a luz em tons quentes. 

Faça uso de papéis de parede

Outra saída para trazer o ar clássico para casa é apostar em papéis de parede que sejam mais característicos. Quando comentamos de unir itens modernos com o vintage, o papel para cobrir as paredes se encaixa nessa categoria!

O papel de parede 3D, por exemplo, pode preparar bem um ambiente de decoração vintage. Escolha bem as estampas, aposte em folhagens sem medo e pronto, o tom clássico e antigo vai estar presente em algo simples, mas característico.

Aposte em itens de couro e quadros vintage

Outra forma de caracterizar o seu ambiente é usando poltronas, sofás de couro e quadros vintage na parede. Você pode combiná-los colocando-os acima do sofá criando um ambiente visualmente mais agradável.

Além disso, o uso de vasos conceituais e plantinhas pela casa é bem-vindo na decoração. Além de dar um tom diferenciado ao ambiente com cores neutras, você vai transmitir maior sensação de tranquilidade por estar em contato com a natureza.

Qual a diferença da decoração vintage e retrô?

É comum que haja uma confusão entre o termo vintage e o retrô. Ambos os estilos procuram inspirações em coisas passadas e antigas, porém não se confunda: são coisas bem diferentes.

Enquanto o vintage se inspira em ter objetos e mobília de décadas passadas. O estilo retrô se inspira no design dessas épocas, não necessariamente precisa ser original, ou seja, podem ter sido produzidos contemporaneamente.

Os anos 1950 e 1960 são as principais referências para as releituras do retrô, logo, os eletrodomésticos coloridos e móveis com pés palito, além de máquinas de escrever e toca discos novos, são alguns objetos característicos deste estilo decorativo.

Como combinar o piso vinílico com a decoração vintage?

Como mencionamos, um ótimo revestimento para combinar com o estilo vintage é o piso vinílico. Além de tonalidades diferentes, essa opção é fácil de instalar e tranquila de combinar com os demais móveis.

Os de tons amadeirados, por exemplo, são ótimos para combinar com as paredes que levam papel colado, dando um ar antigo ao ambiente, mas sem deixar o conforto de lado.

Além disso, no chão, é interessante apostar nos pisos vinílicos, porque eles são:

  • resistentes;
  • antialérgicos;
  • não produzem manchas;
  • impermeáveis;
  • antiderrapantes;
  • possuem alta durabilidade.

Sua versatilidade oferece texturas, modelos, cores e tamanhos diferentes, tornando-o um elemento de decoração personalizado e único para o ambiente.

O piso vinílico pode ser usado na parede, para criar painéis dando um toque mais moderno em meio ao seu cômodo vintage. Isso vai transparecer personalidade!

Gostou deste artigo sobre decoração vintage? Então confira já como o drywall pode fazer parte da decoração minimalista da sua casa!