Como Manter o Piso Vinílico em Boas Condições por Mais Tempo?

Piso Vinílico
Como Manter o Piso Vinílico em Boas Condições por Mais Tempo?

O piso vinílico vem se tornando cada vez mais uma ótima solução para novos projetos de decoração, seja em ambientes residenciais como comerciais e corporativos. Porém, é preciso reforçar que os cuidados com esse tipo de material são diferentes em relação a outros mais convencionais.

Continue lendo este artigo para saber como mantê-lo em boas condições e garantir a sua durabilidade!

Conheça os cuidados essenciais com o piso vinílico

O piso vinílico é uma superfície autocolante em formato de régua, placa ou manta e feita de PVC com alguns aditivos químicos. 

É uma ótima inovação para projetos de decoração, pois permite a implementação de estilos diferentes em um ambiente e de forma prática. Os padrões reproduzem cores, formatos e texturas distintas. 

Além disso, é bastante em conta: um piso vinílico que seja similar à madeira acaba sendo mais barato do que o material original. Também é possível usá-lo em vários cômodos, como sala, cozinha e quartos.

Por conta das vantagens que o piso vinílico proporciona ao ambiente, o material tem sido bastante procurado. Veja só algumas dicas especiais de como cuidar para que ele não seja danificado e possa durar por mais tempo:

1. Não jogue água

Enquanto em pisos feitos de cerâmica ou porcelanato é comum despejar um pouco de água com produtos por cima para, então, fazer a limpeza, essa é uma ação a ser evitada no vinílico.

Isso porque o excesso pode danificar o material ou mesmo fragilizar a cola. Então, prefira usar um pano umedecido.

2. Tenha cuidado com produtos químicos

Água sanitária, alvejantes e outros tipos de solventes também são prejudiciais ao piso. Os produtos químicos têm um efeito que estraga a superfície, já que, ao entrar em contato com o PVC e os aditivos, acabam provocando uma reação de desgaste.

Prefira adicionar apenas um pouco de sabão ou usar uma cera especial para o material.

3. Faça uma limpeza frequente

O acúmulo de sujeira e pó podem acabar formando manchas, principalmente se o seu piso tiver uma cor mais clara. Portanto, crie uma rotina de limpeza para evitar que isso aconteça.

Inclusive, caso derrube algo no chão, tente lavar o mais rápido possível para não grudar.

4. Cuidado com a superfície

O PVC tem uma textura que pode ser riscada, caso exerça muita força. Portanto, tenha cuidado ao arrastar móveis para que o suporte não o danifique.

Inclusive, na hora da limpeza, prefira um pano com rodo ou vassouras de cerdas macias. Evite as mais duras ou mesmo o uso de palha de aço.

Gostou das dicas de como manter o piso vinílico em boas condições? Aproveite para saber quais erros evitar na hora de escolher um piso vinílico no Blog da Plack Sistemas Construtivos.

 

Voltar ao topo