Como Medir Piso? Aprenda a Calcular a Quantidade Necessária!

Revestimentos
como-medir-piso

Saber como medir piso é um assunto muito importante quando falamos da última e mais detalhada etapa de um reforma ou construção – o acabamento.

Este artigo é para você que vai reformar a sua casa ou está nos últimos minutos da construção e precisa saber a metragem exata de piso que será necessária para finalizar tudo conforme desejado!

Neste artigo, você verá:

  • como medir o piso para comprar;
  • como calcular a quantidade de cerâmica para o piso.

Como medir piso para comprar? 

Contrariando a ideia de muitos de que calcular piso para comprar é uma tarefa muito complicada, você verá que o cálculo pode ser feito manualmente ou através de softwares disponíveis na internet, para facilitar ainda mais a sua vida.

As peças são vendidas por metro quadrado, porém as lojas de construção só vendem pisos em caixas e cada uma dessas caixas tem uma determinada quantidade de peças.

Então, para não ter erros na hora de fazer a reforma do apartamento ou em casa, veja o passo a passo que reunimos!

Passo 1 – Meça a extensão de toda a área

O primeiro passo para realizar os cálculos é verificar em sua planta baixa qual a metragem quadrada que consta nela. Caso você não tenha acesso ao projeto, pode optar por medir os dois lados do piso que será revestido e multiplicar esses valores. Veja:

Um cômodo que tenha 5 metros de comprimento por 5 metros de largura terá 25 metros quadrados.

Para o piso, essa mesma metragem deve ser utilizada.

Então, a fórmula para fazer o cálculo do piso é:

  • = base x altura (duas dimensões do piso).

Mesmo sendo um cálculo fácil, é importante, caso seja possível, contar com o auxílio de um profissional. Assim, você pode evitar erros no decorrer do processo.

Passo 2 – Compre uma porcentagem a mais 

Pensando exatamente na margem de material que não pode faltar – ou sobrar demais –, a recomendação geral é que, para revestimentos vinílicos, laminados ou carpetes, é necessário comprar de 5% a 10% a mais de material.

Caso opte por pisos em manta, essa porcentagem de segurança pode variar entre 20% a 30%.

Já para os tipos de instalação Chevron, escama de peixe ou junção de cores, é necessário que se adquira até 30% a mais, incluindo para o tipo de rodapé que você vai colocar. Em ambos os casos, o percentual precisa ser feito em relação à metragem quadrada do ambiente ou dos cômodos em que pretende colocar o piso.

Exemplificando:

A sua casa tem 200 metros quadrados e você pretende colocar o piso, logo você deve comprar 210 metros de piso para garantir que não faltará material.

Além disso, existe outra variável — se você optar por fazer desenhos no piso, talvez seja necessário um maior gasto com os materiais, já que será preciso maior corte e retoque nos detalhes.

Como calcular a quantidade de cerâmica para o piso?

Para o cálculo de quanto de cerâmica será necessária para o revestimento do piso, você precisa ter em mãos a área total dele. Neste caso, basta multiplicar a largura do cômodo pelo seu comprimento, e somar uma margem de erro de até 5%.

Exemplificando:

Supondo que você irá revestir um cômodo de 2 metros de largura e de comprimento. Logo, a sua área será de 4 metros quadrados, somando a margem de até 5% de erro. Então:

  • 0,2m(4×0,05)= 4,2m²

A quantidade total de revestimento para o piso seria de 4,2m².

Agora que você já tem todas as orientações necessárias sobre como medir piso e acertar nos cálculos, aproveite para conhecer mais sobre as tendências de piso em 2021 e escolher a melhor opção de piso vinílico para sua casa aqui com a Plack!

Voltar ao topo