Como Melhorar o Isolamento Acústico de Apartamento?

Acústica
isolamento acústico de apartamento

Quer melhorar o isolamento acústico do apartamento? Então este artigo foi feito para você! 

Atualmente, a criação de espaços residenciais menores fez com que a privacidade do local fosse prejudicada mesmo dentro de casa. Então, para evitar o vazamento de som de um cômodo para o outro e entre vizinhos, muitas pessoas têm buscado alternativas para isolar os ruídos.

Porém, é preciso considerar que nem todos os casos conseguem apresentar as mesmas soluções para isolar o barulho — e nem mesmo ações rápidas para resolver esse problema. Por isso, veja só quais são as principais alternativas de isolamento e saiba como começar um projeto!

O que é isolamento acústico?

Antes de vermos as alternativas para reter o barulho dentro de casa, é preciso entender o conceito do isolamento acústico. 

É chamado de isolamento acústico o conjunto de materiais que formam um sistema que impede a propagação de som de um espaço para o outro. Esses itens são adicionados em projetos de construção e no acabamento, sendo responsáveis pela retenção e bloqueio de ruídos.

Isso significa que ambientes que passam por esse processo não apenas irão impedir que os sons emitidos internamente sejam vazados para o exterior, como também o barulho de fora não irá atrapalhar ali dentro.

Existem muitos materiais isolantes, mas é válido ressaltar que eles devem ser combinados para gerar o efeito desejado. 

Então, não basta usar as lãs de rocha, vidro e pet, a espuma acústica ou as placas de drywall de forma separada. 

Inclusive, é essencial ter um projeto desenvolvido especificamente para essa finalidade, entendendo todas as particularidades do espaço para chegar à melhor opção de sistema. 

Ou seja: antes de tentar colocar em prática o isolamento acústico do apartamento, entre em contato com um profissional especializado em engenharia para que ele possa fazer essa avaliação e recomendar a melhor combinação para atingir o objetivo final.

Como funciona o isolamento acústico do apartamento

Como dito,  cada situação pede a elaboração de um sistema construtivo de isolamento diferente. Mas, então, como funciona cada estrutura? 

Veja só as particularidades de cada uma delas de acordo com a sua necessidade para o seu apartamento.

Isolamento simples entre cômodos

Você acha que precisa de um pouco mais de privacidade entre os cômodos? Ou, ainda, tem um espaço amplo, mas deseja criar uma nova parede para separá-lo?

Então é possível fazer um projeto mais simples, aumentando o nível de isolamento na divisória entre um ambiente e outro.

Para isso, um sistema de drywall acústico para essa finalidade, de acordo com a Norma Reguladora 15575 sobre desempenho de edificações, atesta que a redução de ruídos nessa situação varia de 35 a 45 decibéis. Com isso, são usadas as placas de gesso, sem a necessidade de aplicar a lã. 

Os sistemas da Knauf utilizados nessa ocasião são W11 73/48/600 (entre salas, cozinhas e áreas comuns) e W12 120/70/600 (paredes geminadas e dormitórios).

Isolamento de um cômodo para criar um ambiente de som

Em alguns casos, os clientes buscam por um sistema de isolamento acústico do apartamento para transformar algum cômodo em um pequeno estúdio — seja para tocar instrumentos ou para gravar a voz.

Apesar dessa técnica ser possível, não basta comprar apenas materiais como a espuma para paredes. Em primeiro lugar, é preciso contatar um profissional para fazer uma avaliação do local. Ele irá avaliar a possibilidade de criar um projeto desses em sua residência.

É preciso ter espaço para a aplicação das espumas, mas também modificar o piso e teto. Por conta disso, nem sempre é viável devido à estrutura já existente no edifício.

Além disso, também é necessário definir o objetivo daquela sala. O tipo de isolamento também depende dos decibéis que serão emitidos — os sons que saem de uma bateria são diferentes de uma guitarra, e ambos são bem maiores do que simplesmente uma gravação de voz.

Isolamento para bloquear o barulho externo

Quem mora em grandes centros urbanos sabe que, às vezes, o “barulho de cidade” atrapalha. E a situação se agrava, principalmente, para aqueles que moram em avenidas ou em zonas centrais, com alto trânsito de veículos e pessoas.

Alguns problemas similares ocorrem com moradores dos primeiros andares de prédios que ficam sobre as áreas de lazer, como salões de festas, playground para crianças e churrasqueira.

Então, para reduzir esse problema, uma das soluções é buscar o isolamento nas paredes que estão voltadas para a área exterior do apartamento. Porém, assim como a situação anterior, também não é um processo simples.

Isso porque a quantidade de decibéis emitidos pelos “sons da rua” também são mais elevados, de modo que o sistema utilizado para criar um conforto acústico dentro de casa pode variar.

O sistema mais recomendado é o W12 120/70/600, com o uso da lã. Mas, de qualquer forma, também é uma reforma estrutural e é essencial contar com o apoio de um engenheiro. Isso porque também é interessante trocar as janelas para um tipo de vidro antirruídos.

Está buscando soluções para isolamento acústico do apartamento? Confira as opções da Plack para fazer trazer maior conforto para a sua casa!

Voltar ao topo