Taking too long? Close loading screen.

Single Blog

Como proteger uma parede de infiltração e umidade?

Impermeabilizantes

Quando pensamos em construir ou reformar uma casa, as primeiras etapas essenciais costumam ser as instalações elétricas e hidráulicas. No entanto, muitas pessoas esquecem de proteger a estrutura da casa com a impermeabilização. Ela também precisa ser prevista, para a garantia de uma obra eficiente e que não cause retrabalho depois.

E um dos problemas mais comuns que uma casa costuma ter, quando essa medida preventiva não é feita durante o processo de construção, é a infiltração. Por isso, para conquistar um lar seco, sadio e agradável, o primeiro passo é contar com um projeto de impermeabilização.

Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a proteger sua casa desse problema, e garantir a saúde da sua família e proteção da sua casa a longo prazo.

1. Fundação da obra

Boa parte da umidade que uma parede recebe vem da fundação da casa. Por isso, logo no início da obra, o primeiro passo é impermeabilizar os baldrames pra evitar infiltrações futuras de rodapé. Esse impermeabilizante irá bloquear a umidade do solo e a umidade da chuva.

Um modelo bastante comercializado é o impermeabilizante pintura asfáltica acqua quartzolit, uma membrana com base asfáltica indicada para a impermeabilização de alicerces, baldrames e muros. Seu uso inibe a presença de umidade nos elementos protegidos, possui excelente aderência aos substratos e fácil aplicação.

 

2. Lajes

As lajes sem proteção são uma das maiores causas de infiltração e umidade. Quando não recebem tratamento de impermeabilização adequado, causam problemas graves em outros elementos da estrutura, e não somente na própria laje.

A infiltração em um local como esse pode causar exposição e corrosão da armadura das lajes, além de mofo, bolor e até descascamento da pintura.

Quando o assunto é impermeabilização dessas superfícies, uma ótima opção seria o impermeabilizante super manta líquida quartzolit, ideal para impermeabilizar coberturas com e sem trânsito, como lajes de concreto armado, telhas de fibrocimento, telhas cerâmicas e superfícies metálicas.

Por ser de fácil aplicação e bastante flexível, esse produto promove maior velocidade na aplicação e na liberação de sua obra.

 

3. Paredes 

No caso das paredes, uma boa prática é adicionar aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco. Eles possuem em sua composição polímeros vinílicos e devem ser misturados no momento de preparo da argamassa.  Assim, o reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes que vão evitar as infiltrações nas paredes.

Existem diversos tipos de produtos disponíveis no mercado e o tecplus 1 quartzolit é uma ótima opção, já que ele aumenta a coesão das argamassas, para melhor trabalhabilidade. Além disso, ele oferece maior garantia e durabilidade da obra.

 

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar a proteger sua casa contra infiltrações, mofo e outros problemas que podem surgir pela falta de impermeabilização. Se quiser conhecer mais dicas e soluções para sua casa, é só entrar em contato com a gente!

Voltar ao topo