Confira as Principais Vantagens do Steel Frame

Steel frame
Principais Vantagens do Steel Frame

O steel frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. Considerado um tipo de construção inteligente, a sua vedação é realizada por placas cimentícias, drywall e até mesmo de madeira. As vantagens do steel frame são diversas e se você está buscando por um modelo diferente, essa é a melhor opção para sua obra!

Neste artigo, você verá:

  • o que é o steel frame;
  • mercado do steel frame e as oportunidades;
  • principais vantagens do steel frame.

O que é o steel frame?

A estrutura do steel frame é composta basicamente pelo fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno. As plataformas de aço galvanizado tornam esse sistema construtivo industrializado, leve, rápido e durável. Logo, toda a estrutura da obra é feita com o aço que vem sob medida diretamente da indústria, tornando-se o elemento principal para a estrutura da obra.

A principal característica desse tipo de obra está nas estruturas de aço que você pode ver em qualquer construção que está seguindo esse sistema. Os “esqueletos” da edificação são produtos com o aço galvanizado, zincados e dobrados a frio. Esses perfis são estáveis e, quando montados, dão bastante resistência às edificações.

Velocidade na obra

Uma característica que se destaca e que muitas pessoas consideram ser o maior diferencial deste tipo de sistema construtivo é a rapidez das obras que levam o steel frame.

As suas estruturas já chegam prontas para serem montadas e aplicadas, otimizando o tempo da obra. Além disso, com o decorrer da obra, essa rapidez é contínua e um exemplo disso é com as tubulações hidrossanitárias e elétricas. 

Esses materiais são passados pela estrutura das divisórias antes de aplicar o acabamento, evitando a necessidade de quebrar as paredes posteriormente.

Custos reduzidos

Outra característica que pode ser interessante é sobre o seu custo. Quando comparado com as obras de alvenaria, podemos dizer que o steel frame custaria o mesmo valor, porém o seu transporte é muito mais facilitado. 

Ou seja, quando comparamos o tempo de obra, gastos com transporte de materiais e entulho produzido, as obras de steel frame são bem mais vantajosas.

Mercado do steel frame e suas oportunidades

Nos Estados Unidos, o uso do sistema construtivo steel frame é adotado por cerca de metade dos canteiros de obra. Cerca de 84% dos que optam por esse tipo de engenharia são empreiteiros, 90% são engenheiros e 76% são arquitetos.

Não é de se duvidar que o steel frame é uma forma de edificar diferenciada e que traz benefícios para quem quer que a adote, certo? 

Diferentemente dos norte-americanos, no Brasil, esse tipo de sistema construtivo não possui alta adesão, pela falta de conhecimento desse modelo de construção. Além disso, muitos profissionais não possuem as habilidades técnicas necessárias para o manuseio e técnicas diferentes das que estão habituados.

A construção em steel frame tem sido muito utilizada em outros países nos projetos que visam reduzir o déficit habitacional, já que a velocidade de execução das obras possibilita que muitas residências sejam entregues em pouco tempo.

Existem ainda outras oportunidades na cadeia de suprimentos, pois muitas regiões ainda não possuem fornecedores de produtos e serviços para construção em steel frame.

Principais vantagens do steel frame

Além da sua durabilidade, outras vantagens do steel frame precisam ser levadas em consideração quando o assunto é esse sistema construtivo. Confira a lista com os principais benefícios desse material:

Obras mais limpas

Mencionamos como o steel frame produz menor entulho quando comparado com as outras edificações e isso é um fator que torna a obra mais rápida também. 

Quando comparamos este sistema com a alvenaria, esse segundo tipo de construção costuma ser mais demorada e com os métodos mais tradicionais do manuseio de cimento, as obras geram muito mais lixo e desperdício de material. 

Logo, se você preza a praticidade e rapidez, as construções em steel frame são ideais e vão atender às suas expectativas.

Poucas etapas de construção

Ainda relacionado ao tempo otimizado e obra limpa, as obras de steel frame são compostas por poucas etapas quando comparado com a alvenaria. Com os materiais já prontos (as perfis de metal galvanizado) os desperdícios serão menores e basta apenas fazer a montagem.

Sustentabilidade e fácil manutenção

Por conta dos seus materiais recicláveis, o steel frame pode ser considerado um sistema de construção sustentável. Assim como o drywall, os seus materiais básicos podem ser reciclados provocando menor impacto ambiental quando comparado com os sistemas construtivos convencionais.

Quando for necessário realizar a manutenção, as obras com aço galvanizado também são mais vantajosas do que a alvenaria. Isso porque no segundo é necessário quebrar toda a estrutura, enquanto com o steel frame, basta abrir um quadro na chapa de drywall e fazer o serviço necessário.

Steel frame com a Plack

Para você que gostou de saber mais sobre esse sistema construtivo e quer entender melhor como será vantajoso seguir com a sua obra, a Plack está de portas abertas para fazer um orçamento para você.

Aproveite a durabilidade, versatilidade, obra sem entulhos e a redução de custos que só o steel frame proporciona. Conheça mais sobre o sistema construtivo steel frame com a Plack!

Voltar ao topo