Conheça os Materiais Para Isolamento Acústico de Ambientes

Acústica
Conheça os Materiais Para Isolamento Acústico de Ambientes

Principalmente quando se trata de ambientes profissionais, é importante criar espaços silenciosos para maior fluidez do trabalho. Entretanto, o barulho da vizinhança e da rua pode acabar atrapalhando na quietude do local. Para resolver isso, é interessante pensar em materiais de isolamento acústico.

Você sabe quais são as principais alternativas? Confira este artigo para entender suas opções!

Como fazer o isolamento acústico de ambientes?

O isolamento acústico é feito para impedir que ruídos externos adentrem nos ambientes, assim como evita que os sons produzidos dentro daquele local vazem para o lado de fora.

Isso não apenas mantém a privacidade, mas também proporciona maior harmonia naqueles espaços, já que reduz drasticamente os conflitos sonoros e cria uma sensação agradável devido ao silêncio.

Alguns dos materiais mais usados para criar essa ambientação são:

Espumas acústicas

Esse é o material mais recomendado quando se trata de criar um isolamento acústico total. Inclusive, é o sistema utilizado para estúdios de gravação, tanto musicais como os de vídeo.

A espuma, apesar de simples, conta com uma tecnologia que permite melhorar a qualidade dos sons emitidos no interior da sala. Além disso, é ótima para criar espaços anti-incêndio, já que sua composição conta com aditivos que reduzem a propagação do fogo.

Drywall

As placas de drywall se mostram cada vez mais como uma alternativa versátil para diversas finalidades, sendo uma delas a de isolar o ambiente. 

Recomendadas para criar divisórias de salas sem a necessidade de levantar uma estrutura de alvenaria, são bastante leves e práticas, da mesma forma que seu material conta com o bloqueio de ruídos externos.

Lã de isolamento

No mercado, estão disponíveis diferentes modalidades de lã que têm como objetivo criar ambientes livres de ruídos. Para obter esse resultado, é preciso aplicá-las no forro das construções.

São elas:

  • lã de rocha: pode ser colocada em paredes de alvenaria, drywall, forros e pisos. Por ser feita de rochas superaquecidas, pode soltar muito pó. Por conta disso, não deve ser usada em áreas externas;
  • lã de vidro: feita por meio da compressão de vidro, resinas e sílica, é não apenas uma ótima alternativa para fazer o isolamento acústico, como também para evitar a propagação de incêndio, já que não pega fogo;
  • lã de PET: material feito de garrafas recicladas, traz uma opção sustentável para diferentes tipos de estruturas e edificações.

Gostou das dicas para isolamento acústico? Continue lendo o blog da Plack para mais ideias!

 

Voltar ao topo