Taking too long? Close loading screen.

Single Blog

Construção a seco: conheça tudo sobre esse sistema construtivo

Drywall, Steel frame

O método de construção a seco já é bastante consolidado em países da Europa e dos Estados Unidos, e com o tempo, esse sistema construtivo e se tornou mais presente no mercado construtivo brasileiro.

De acordo com a Associação Brasileira de Drywall, o consumo de chapas de gesso acartonado e cimentícia aumentaram quase trinta vezes no Brasil, só na última década. Isso só reforça que esse sistema construtivo ganha cada vez mais a popularidade da população.

Por isso, reunimos as principais vantagens e técnicas utilizadas nesse tipo de construção, para você ficar por dentro desse método de construção tão eficaz e de alto desempenho.

O que é construção a seco?

Primeiro, vamos entender a principal diferença entre a construção a seco da construção úmida. No canteiro de obras do sistema construtivo a seco, não são utilizados materiais como argamassa e nem água, diferente do método de construção tradicional.

Portanto, a construção a seco é realizada a partir da montagem e instalação de estruturas fabricadas previamente. Essas estruturas podem ser, por exemplo, perfis metálicos, placas de gesso acartonado, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, mantas e lãs acústicas, entre outros.

Quais são as vantagens desse sistema construtivo?

O método de construção a seco possui inúmeras vantagens, em relação à construção úmida. Desde a economia do consumo de água ao tempo de obra mais rápido. Confira algumas a seguir:

Mais sustentabilidade

O método de construção a seco é capaz de economizar até 90% do consumo de água e sua produção de resíduos é mínima. Isso é resultado da precisão orçamentária que esse sistema construtivo oferece, por isso, o desperdício de materiais é muito inferior ao da construção tradicional.

Além disso, todos os materiais podem ser reciclados facilmente. A construção a seco também oferece maior eficiência energética do local que será construído, já que ele possui em sua estrutura, os componentes ideais para garantir conforto térmico no ambiente.

Rapidez no tempo de obra

Já foi comprovado que a construção a seco é capaz de  reduzir o tempo de construção em até 60% em até 60%. O principal motivo dessa agilidade, é porque os materiais utilizados não levam componentes úmidos, por isso, as etapas de aplicação e secagem não são necessárias.

Isso resulta na economia de tempo, gastos e gera maior rentabilidade nos projetos.

Mais segurança

Os materiais utilizados no sistema construtivo a seco, atendem às normas e padrões de segurança normatizadas pela ABNT. Eles também oferecem mais resistência à obra, devido ao processo de fabricação industrializado realizado com alta tecnologia.

Manutenção prática

Uma das principais vantagens da construção a seco, sem dúvidas, é a facilidade na manutenção. Quando for necessário realizar qualquer ajuste ou reparação, não há necessidade de quebrar paredes ou sujar a casa inteira. É possível consertar um cano ou acessar as instalações elétricas de forma simples e prática.

Pelo fato de a construção a seco utilizar, em sua estrutura, perfis de aço galvanizado e placas cimentícias, toda a parte elétrica e hidráulica da obra é acessada no vão entre as paredes.

Então, para realizar qualquer manutenção, basta abrir um corte na chapa, identificar o problema e realizar a reparação necessária.

Voltar ao topo