Cores De Piso Vinílico — Entenda Qual Tonalidade Combina Para Cada Ambiente

Piso Vinílico 20 maio 2022
Cores de Piso Vinílico – Qual Combina Para Cada Ambiente?

Você sabe quais são as combinações mais bacanas das cores de piso vinílico? Existe uma tonalidade que combina mais com cada cômodo da sua casa e se você nunca pensou na possibilidade de seguir algumas recomendações, este artigo vai mudar a sua decoração!

Quer saber como? Continue lendo e confira!

Quais as principais variações de cores de piso vinílico?

O revestimento vinílico é desenvolvido a partir do PVC — material derivado do policloreto de vinila que se assemelha ao plástico mais resistente ou borracha, tornando-o um piso mais macio e agradável ao toque. 

Isso proporciona conforto acústico, sem o famoso “toc toc” dos sapatos no chão, além de segurança, já que ele amortece o impacto da queda. E quanto às suas tonalidades? Não existe uma cartela limitada, muito pelo contrário!

As cores de piso vinílico podem variar nas tonalidades mais claras às escuras, amarronzadas ou cinzentas. É variedade para todos os gostos e ambientes — sejam eles comerciais, residenciais ou até mesmo hospitalares.

Como combinar as cores de piso vinílico para cada ambiente?

Tendo uma vasta cartela de cores de piso vinílico, como é possível realizar combinações dos tons em cada ambiente? Fugindo um pouco do que pode parecer óbvio — como utilizar cores mais neutras em lugares corporativos — reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo. Continue lendo:

Para quartos de casal e quarto de hóspedes

cores-de-piso-vinilico-qual-combina-para-cada-ambiente

Para os ambientes como quartos sejam os de casais ou hóspedes, recomenda-se o uso de uma tonalidade que traga a sensação de aconchego e conforto. Os revestimentos de cores mais escuras, por exemplo, conseguem passar esses sentimentos de ambiente que foi feito para descansar e relaxar.

Uma ideia diferente é utilizar uma cor amadeirada de tonalidade média, como os da linha Essence da marca Tarkett, para conseguir o equilíbrio necessário para o ambiente ficar mais harmônico e bem decorado.

Salas de estar e jantar

cores-de-piso-vinilico-qual-combina-para-cada-ambiente

Em áreas sociais, como é o caso das salas de estar e jantar, recomenda-se o uso de um piso vinílico de cor mais clara para dar a sensação de amplitude do ambiente. 

Esse efeito se torna uma ótima saída para apartamentos com metragens menores, além de ajudar com o aumento da iluminação natural por conta do seu reflexo.

Cozinhas e lavabos

As cores de piso vinílico mais indicados para ambientes como lavabos e cozinhas são aqueles que apresentam determinada textura — isso dependerá do seu gosto pessoal também. Muitas pessoas preferem ter uma forma no piso da cozinha para deixá-la mais elegante e combinar melhor com azulejos.

Vantagens das cores de piso vinílico

Além de ambientar melhor os cômodos e deixar a decoração mais atrativa e elegante, cada cor do revestimento vinílico traz um determinado benefício ao ambiente. Isso varia de acordo com a tonalidade escolhida, mas de forma geral você verá que:

Cores mais escuras de piso oferecem mais elegância

Isso mesmo!

As cores mais escuras dos pisos vão oferecer sensação de modernidade e elegância independente do cômodo em que estiver. Os revestimentos de tonalidade acinzentada oferecem um ar mais clássico ao ambiente. Então, se você gosta de decorações com esse tipo de característica, investir em um é a melhor opção.

Agora os pisos vinílicos totalmente pretos, quando combinados com paredes de cores mais neutras — como branco e bege — e móveis de linha reta, dão ao ambiente sensação de espaço e luxo.

Cores mais claras dão maior sensação de luz natural

Já os pisos claros sempre darão aquela sensação de amplitude que mencionamos e, por conta da sua capacidade de refletir, a luz natural parece muito maior no ambiente.

Com esse estilo de revestimento, aconselha-se uma decoração minimalista e discreta para que o cômodo fique harmonioso.

O que considerar ao escolher uma cor de piso vinílico para casa?

Existem alguns fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o piso para o ambiente. Entre os principais:

  • o tamanho do ambiente: lembre-se de verificar o tamanho do ambiente para que o sentimento de aconchego e amplitude seja perceptível;
  • sua personalidade e humor: você estará no seu ambiente por bastante tempo, lembre-se que a sua personalidade deve refletir ali para que você se sinta confortável;
  • lembre-se do tempo necessário para fazer a manutenção: apesar de a limpeza do piso vinílico ser rápida e prática, bastando passar um pano úmido, aqueles de tons  mais claros podem manchar e você precisará de mais tempo para limpá-lo.

Gostou de saber como combinar as cores de piso vinílico em cada ambiente? Esse revestimento é muito escolhido pela sua versatilidade e praticidade. Confira também como é feita a instalação do piso vinílico e as vantagens desse tipo de material para o seu projeto de arquitetura.