Divisória de Drywall — Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Esse Material!

Drywall 11 maio 2022
Divisória de Drywall – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Esse Material!

Quer transformar a sua casa, mas não deseja ter que passar por uma obra complicada, poluente e cheia de burocracias com o uso da alvenaria? Então, a divisória de drywall é o material perfeito para atender a sua necessidade!

A construção civil é um dos setores que mais impacta negativamente o meio ambiente com geração de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) e é responsável por mais de 50% dos entulhos descartados, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Porém, o uso do drywall tem mudado significativamente os impactos ambientais nas reformas e construções, por se tratar de um material com maior capacidade de reciclagem.

Veja todos os detalhes sobre essa opção e como as placas de gesso acartonado podem mudar a sua casa!

Como é a divisória de drywall?

A versatilidade do gesso acartonado é um grande atrativo dentro do universo da construção civil. Pode ser utilizado no rebaixamento de teto, como complemento das construções de steel frame e também como parede e divisória de drywall.

Para ambientes residenciais integrados ou comerciais, a divisão pode ser feita com o material de forma prática e permite uma melhor organização e aproveitamento do espaço que se vai dividir em dois. Além disso, o material permite customizações que deixam os cômodos mais bonitos e bem decorados.

Quanto à sua espessura, existem três medidas mais comumente utilizadas. São elas: 

  • 7,5cm; 
  • 9cm; 
  • 11,5cm.

Devemos levar em conta a espessura da chapa e o perfil.

Quais as principais vantagens da parede de drywall?

Além de tornar os espaços mais otimizados,  o uso de divisórias de drywall agrega outras vantagens aos ambientes e às suas reformas. Entre as principais, temos:

Instalação fácil

A instalação do drywall é um procedimento considerado bastante ágil e fácil. Como não precisa da construção de base como nas paredes de alvenaria, o processo acaba sendo muito mais tranquilo e, em poucas horas, o gesso já estará pronto.

Apesar do seu uso ser menos complicado quando comparamos com as construções comuns, é preciso contar com uma equipe de profissionais especializados para garantir que a qualidade do material e resultado final da reforma seja o esperado.

Divisória com propriedades termoacústicas 

O uso dos materiais certos permite que as divisórias de drywall funcionem como bons isoladores térmicos e acústicos. Além disso, com elas é possível ter um melhor aproveitamento das salas, quartos e até mesmo das cozinhas.

O uso do drywall em apartamentos com espaço reduzido, por exemplo, é vantajoso, pois, além de promover uma obra mais limpa, pode otimizar o ambiente e deixá-lo mais funcional!

Sustentabilidade e custo baixo

O drywall não tem a necessidade do uso de materiais tradicionais — como a argamassa, concreto e tijolos — logo, a sua reforma será mais sustentável e sem desperdícios de recursos. 

Os custos reduzem significativamente e a mão de obra também é mais barata, uma vez que não há necessidade de muitos pedreiros e equipes na obra.

Como é feita a instalação da divisória de drywall?

Como mencionamos, a instalação das divisórias de drywall é bem simples e rápida e você consegue o resultado final de acordo com o esperado. É claro que contar com uma equipe de profissionais e com um fornecedor de confiança é essencial!

Veja os passos de como é feita a instalação de divisória:

1. Marcações

O primeiro ponto da instalação da divisória de drywall é a sua marcação. No ambiente em que você vai adicioná-las, realize as marcações onde a parede será erguida. Utilize um nível, que é capaz de medir piso e teto ao mesmo tempo, com maior precisão e, assim, a sua marca ficará na medida certa e sem erros. 

Também é importante marcar a parede, usando uma trena, esquadros e um lápis. 

2. Utilize os perfis certos

Tenha ao alcance os componentes de gesso acartonado que são necessários para a sua instalação, entre eles os perfis guias e montantes. Eles devem ser instalados nas marcações com os parafusos certos e servirão de apoio.

Os perfis montantes são aqueles que determinam o local exato que as chapas devem preencher.

3. Faça a fixação das chapas dos lados do perfil

Com os acessórios instalados, faça a fixação das chapas em seus devidos lugares. Antes de instalar, no entanto, precisa saber que elas devem ser instaladas de forma intercaladas, para evitar possíveis trincas. O corte pode ser feito de modo bem simples, com a ajuda de um estilete. 

Depois, basta fixar as peças nos perfis e, então, prender com os parafusos de drywall.

4. Faça o acabamento

Por fim, o acabamento deve ser feito aplicando massa nas juntas. Você deve preencher todas as bordas. O ideal é colocar uma fita sob a primeira demão e, em seguida, aplicar mais uma camada de massa para garantir que as chapas fiquem bem presas. Basta lixar e pintar o drywall.

Conheça a Plack!

Você está procurando uma empresa de confiança para comprar  drywall para a sua obra? Então, você precisa conhecer a empresa que melhor atende o estado de Goiás, sendo líder de mercado na região: a Plack — Sistemas Construtivos!

Confira as melhores marcas de produtos para drywall que são fornecidos por nós e que complementam a sua obra de forma sustentável e com os melhores preços do segmento.