Drywall Acústico — Saiba Como Ter Isolamento Acústico Com Drywall

Acústica, Drywall
isolamento acustico com drywall

A aplicação do drywall acústico é uma das principais soluções para quem quer criar ambientes com maior privacidade. Isso porque esse tipo de construção colabora para um maior isolamento dentro dos ambientes.

Porém, não basta simplesmente aplicar as chapas e esperar que o efeito aconteça. É preciso criar um sistema completo que isole o som entre espaços. Continue lendo este artigo para entender melhor como funciona!

Como criar isolamento com drywall acústico?

Uma das principais vantagens do gesso acartonado é que ele permite a criação de cômodos mais privados e com menor vazamento de ruídos para o lado de fora. 

Isso é importante não apenas para residências, mas também para espaços comerciais. Afinal, uma sala de reunião precisa contar com o silêncio e a privacidade, certo?

Mas é preciso considerar que, para criar o isolamento com as placas de drywall acústico, é necessário montar um sistema construtivo voltado para esta finalidade ainda durante o processo de estruturação e vedação das paredes.

Aliás, por conta desse tipo de montagem, também é preciso saber os tipos de cômodos que serão criados antes da obra. Assim, já é possível garantir o isolamento certo. 

Além de ter definido esses dois pontos, outra etapa crucial para fazer esse isolamento é seguir as normas da ABNT NBR 15575.

Adequação à ABNT NBR 15575

Um ambiente devidamente isolado deve, principalmente, atender aos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, nº 15.575. 

A ideia é garantir um padrão de qualidade em todas as construções, de acordo com o tipo de espaço que aquela parede levantada irá dividir.

Ainda, o sistema montado deve garantir a redução dos decibéis adequados para cada modalidade de divisão entre cômodos. 

Veja só alguns exemplos dos sistemas comercializados pela Plack:

Paredes entre salas, cozinhas e áreas comuns

Para esse tipo de construção, a redução de decibéis deve ser de 35. Portanto, recomenda-se um padrão de sistema de drywall acústico W11 73/48/600 — 73 milímetros de espessura, 48 mm de montante de aço e 600 mm de espaçamento. 

Além disso, não é preciso usar lã de vidro.

Paredes geminadas e entre dormitórios e áreas comuns de trânsito eventual

Nesses dois casos, a redução de decibéis deve ser de 45. O padrão é W12 120/70/600, também sem o uso da lã.

Paredes entre unidades autônomas (sendo uma delas dormitórios) e entre unidade habitacional e áreas comuns de lazer

Em ambos, é preciso considerar a redução de pelo menos 50 decibéis. O padrão de W12 120/70/600, assim como o anterior, pode ser usado. Porém, desta vez, recomenda-se a aplicação da lã.

Gostou de entender como funciona o drywall acústico? então veja mais sobre o sistema de vedação drywall e as opções de isolamento de som disponíveis na Plack!

Voltar ao topo