Impermeabilizante Para Parede — Principais Problemas Da Não Utilização

Impermeabilizantes 09 fevereiro 2022
Impermeabilizante Para Parede: Principais Problemas Da Não Utilização

Os problemas de infiltração são mais comuns do que se imagina quando há uma reforma ou construção de uma estrutura. Por isso, pensar nessas questões e procurar o melhor impermeabilizante para parede é fundamental.

Existem algumas formas de realizar a impermeabilização, mas é preciso entender as causas deste problema para não comprometer a estrutura da sua casa. Neste artigo, você verá:

  • quais as principais causas e problemas de não usar impermeabilizante;
  • como impermeabilizar uma parede na fase de obra;
  • como realizar a impermeabilização nas paredes externas;
  • qual o melhor impermeabilizante para parede;

Quais as principais causas e problemas de não usar impermeabilizante?

Os problemas com infiltração de água nas paredes de casas e apartamentos é muito comum, e as consequências desse problema, quando não tratado, são feios, esteticamente falando e vistos na estrutura também. Por muitas vezes, o aparecimento deste problema em uma parede pode significar que a infiltração está em outra.

Desta forma, é contar com a análise profissional de alguém que entende do assunto. Entre as principais causas que acabam tendo a necessidade de passar um impermeabilizante para parede, nós temos:

Lajes com a impermeabilização mal feita

Lajes sem a proteção necessária é uma das causas mais comum do problema de infiltração. Isso acontece porque, quando a água percorre nessas superfícies, ela pode corroer os materiais e até outros elementos que compõem a estrutura.

No caso das paredes, quando há presença de água, isso pode causar mofos, bolor, descascamento de pintura, além de deixar o visual ruim.

Vazamento em tubulações

Em paredes com tubulações existe a possibilidade de vazamento de água também. As conexões podem sofrer falhas e apresentar problemas com o passar do tempo. Para que esse problema não continue, é preciso uma intervenção nos canos para que, após a reforma, o problema não persista.

Infiltrações causadas pela chuva

É comum que, com o tempo, algumas fissuras apareçam na estrutura de um imóvel. Porém, pequenas rachaduras podem ser a brecha para uma infiltração de água da chuva. Os resultados são bolhas na pintura, bolor e manchas em geral.

Neste caso, o problema nas paredes só será resolvido de maneira definitiva quando as fissuras e rachaduras forem devidamente tratadas.

Como impermeabilizar uma parede na fase de obra?

A aplicação do impermeabilizante na parede é muito mais fácil no momento de obra, apesar desta prática ser esquecida por algumas pessoas. No caso das estruturas, é possível realizar a impermeabilização com algum produto aditivo na argamassa de reboco.

Apesar de existirem diversos produtos no mercado, é importante contar com um profissional capacitado para realizar esse procedimento. 

Com o aditivo, a argamassa adquire os compostos do impermeabilizante que evitam os problemas de infiltração.

Banheiros e cozinhas estão mais sujeitos a infiltrações por estarem em maior contato com a água, tanto na utilização, como na limpeza. Por isso, é preciso realizar a sua impermeabilização personalizada, assim como os demais espaços da casa com maior incidência de umidade.

Como realizar a impermeabilização nas paredes externas?

As paredes externas não podem ser esquecidas na hora da impermeabilização. Elas são as mais suscetíveis às ações das intempéries climáticas. Além disso, esse processo aumenta a conservação e durabilidade do material, diminuindo as manutenções periódicas.

Para paredes que recebem diversos tipos de acabamentos, como pintura, texturas, tijolo aparente, textura projetada ou até mesmo se for de concreto aparente, o impermeabilizante mais eficiente será da marca Quartzolit.

Qual o melhor impermeabilizante para parede?

A escolha do material é muito importante, pois usar um produto que não é indicado para a finalidade que deseja não vai funcionar ─ correndo risco de surgirem manifestações patológicas decorrentes de infiltrações ─ e você vai gastar dinheiro sem necessidade.. 

Entre as principais e melhores marcas do mercado, nós temos:

  • ambiente úmidos – se você procura um produto versátil, tecplus Quartzolit pode ser aplicado em pisos, rodapés, paredes internas, muros, jardineiras; 
  • paredes externas – para bloquear a umidade da chuva e aplicar apenas nas paredes externas da sua casa, o impermeabilizante parede Quartzolit é o mais indicado;
  • lajes e telhados – para impermeabilizar lajes de concreto e telhas de fibrocimento ou metálicas, o produto ideal é o impermeabilizante super manta líquida quartzolit;
  • contrapisos – para aumentar a consistência e a coesão da massa em contrapisos que ficarão em contato com umidade, o impermeabilizante tecplus 1 Quartzolit é a melhor solução.

Para escolher o impermeabilizante para parede certo não deixe de consultar um profissional que entenda do assunto para auxiliá-lo. 

Confira mais informações sobre os produtos de impermeabilização da Plack e onde esse sistema pode ser aplicado.