Isolamento Acústico Residencial — 3 Dicas Para Ter Uma Casa Com Menos Ruídos

Acústica 08 julho 2022
Isolamento Acústico Residencial – 3 Dicas Para Ter Uma Casa Com Menos Ruídos

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, uma das causas mais comuns para reclamações em condomínios são os barulhos. O isolamento acústico residencial se torna uma alternativa para evitar que esse tipo de reclamação aconteça, evitando conflitos com os vizinhos.

Você sabe como ter uma casa com menos ruídos? Neste artigo, você verá:

  • o que é o isolamento acústico residencial;
  • em qual ambiente é possível fazer o isolamento acústico
  • dicas para ter uma casa com menos ruídos;

O que é o isolamento acústico residencial?

O isolamento acústico residencial é uma forma de evitar que a poluição sonora — sejam os barulhos dos vizinhos, sons de carro na rua, latido de cachorros, etc — entre no seu ambiente, incomodando os ali presentes.

Funciona como uma espécie de barreira criada por meio de materiais específicos que têm como objetivo impedir a propagação de ruídos, sejam eles de dentro para fora ou o contrário. 

Entre os principais materiais utilizados para realizar o isolamento acústico residencial, temos:

  • lã de vidro — leve e de fácil manuseio, ela possui boa eficiência termoacústica e alta resistência ao fogo. É comercializada em rolos ou em painéis, de densidades e espessuras variadas;
  • lã de rocha — outra opção de material com ótimo efeito isolante térmico e que  oferece  um elevado índice de absorção acústica. Indicada para o uso em conjunto em forros, paredes de drywall, pisos flutuantes, coberturas e para revestir dutos de ar condicionado. O material flexível está disponível nos formatos manta, painel, feltro, flocos e tubo;
  • lã de pet — desenvolvidas de material reciclado, elas são indicadas para ambientes com bastante ruído.  São formadas por fibras extremamente leves que são feitas de poliéster e que passam por um processo de compactação a baixa temperatura e pressão, entregando mais  qualidade.

Em qual ambiente é possível fazer o isolamento acústico?

Isolamento Acústico Residencial – 3 Dicas Para Ter Uma Casa Com Menos Ruídos

O isolamento acústico residencial pode ser feito em diversos ambientes, sendo uma das ferramentas da arquitetura que vai muito além de casas ou apartamentos — pode ser utilizada até em ambientes comerciais e escritórios.

Alguns exemplos de locais que podem ser isolados acusticamente são:

  • salões de festa;
  • salas de vídeo;
  • apartamentos;
  • escritórios;
  • centros comerciais;
  • galpões industriais;
  • estúdios musicais;
  • salas comerciais;
  • salas de cinema;
  • fábricas;
  • casas.

Dentro de apartamentos, esse isolamento pode ser feito em ambientes mais íntimos, como o quarto de casal. O ambiente onde você descansa deve ser a primeira opção, uma vez que, quando isolado, você não vai conseguir ouvir os barulhos externos que poderiam tirar o seu sono.

Dicas para ter uma casa com menos ruídos

O ideal do isolamento acústico residencial é que ele seja desenvolvido no momento da construção. Entretanto, se você adquiriu um apartamento já pronto e deseja incrementá-lo, existem algumas dicas que vão ajudá-lo. Continue lendo:

Vedação e isolamento de janelas

Uma forma de ter uma casa com menos ruídos e sons que podem incomodar é investindo em janelas que tenham boa vedação. Trocar portas e janelas por caixilhos acústicos de PVC ou alumínio, compostos por vidros duplos ou triplos que impedem a passagem de ruídos é uma alternativa.

O custo destas portas e janelas é bem mais alto que a instalação de materiais para isolamento acústico, então é necessário ter um bom planejamento antes da execução dessa opção.

Faça o isolamento acústico na parede com drywall

O drywall é um ótimo material para realizar o isolamento acústico residencial, já que ele combina muito bem com a lã. A sua instalação exige uma mão de obra especializada, pois é necessário cortar as barras de fixação das placas de gesso e medir todo o ambiente para fazer  as aplicações.

Antes de fechar as paredes, faça uma camada de lã de vidro ou de rocha a fim de vedar por completo o som. Quanto à sujeira, não há com o que se preocupar, porque o drywall gera pouquíssimo resíduo.

Dê preferência por pisos com propriedades acústicas 

Uma forma de evitar que os ruídos da sua casa sejam os causadores de conflitos com os vizinhos é dando preferência aos pisos com propriedades de absorção de ruídos — como é o caso dos pisos vinílicos.

O revestimento de vinil, além de ser um bom isolante acústico, pode ser aplicado sobre outras superfícies — como a cerâmica e porcelanato. Com diferentes tipos de tons e cores, ele pode combinar melhor com a sua decoração, além de possuir propriedades térmicas (não conduzindo frio para o restante do ambiente).

Viu só como o isolamento acústico é um bom investimento? Para você que está pensando em reformar a sua residência ou escritório, mas não quer ter dores de cabeça, os materiais dos sistemas construtivos a seco proporcionam uma experiência rápida e tranquila. Confira o nosso artigo sobre como agilizar a sua obra!