O que é Drywall? Conheça Tudo Sobre a Parede de Gesso Para Sua Obra

Drywall
Tipos de placa de drywall

Se você pretende fazer uma obra, seja ela uma construção ou reforma, é essencial saber o que é drywall. Este é um sistema construtivo muito utilizado para a criação de ambientes de forma prática e econômica. 

Continue lendo para saber tudo o que é preciso sobre esse material antes de começar!

O que é drywall e como foi criado?

Drywall, em tradução livre, significa “parede seca”. Isso porque sua estrutura de gesso permite a construção de forma “limpa”, sem a necessidade de lidar com cimento, como é o caso da alvenaria.

Foi o norte-americano Augustine Sackett quem descobriu o material, nos Estados Unidos, em 1894. Porém, antes das placas de gesso serem conhecidas como são atualmente, elas eram chamadas de placas Sackett. 

Na época, as folhas eram construídas por meio de camadas de gesso misturadas com lã, papel e camurça.

Em 1910, a empresa Gypsum modificou o material e lançou as placas Gypsum, que seguiam o mesmo conceito, mas, ao invés do uso de camurça e papel convencional, era utilizado o papel acartonado para fazer as camadas.

Por fim, em 1917, surgiram as folhas de gesso seco com várias camadas de papel cartão, que até hoje são conhecidas como placas de drywall. 

Nessa época, o material ganhou popularidade em especial devido ao início da Primeira Guerra Mundial. Isso ocorreu porque propriedades das placas de gesso viabilizam um sistema anti-incêndio, o que era muito necessário na época.

Mas o boom mesmo aconteceu, definitivamente, em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. As placas ficaram famosas por conta da crise econômica do momento, que afetou os países envolvidos, de modo que os cidadãos da Europa e dos Estados Unidos passaram a buscar alternativas mais viáveis para a realização de obras.

Assim, as placas de gesso foram uma verdadeira revolução para as construções nessa época. Além do material ser mais barato, o custo da mão de obra também é bem menor em relação às paredes de alvenaria. 

Já aqui no Brasil, chegou na década de 90, em uma versão um pouco mais moderna e menos quebradiça.

Como funciona a instalação das paredes de gesso?

A instalação do drywall é um processo bastante simples, mas requer o apoio de um profissional especializado.

Para que elas possam se manter em pé, é necessário aplicar algumas vigas de aço de sustentação. Para isso, basta contar com o apoio de alguns utensílios simples, como parafusos, pistola de fixação e serrote.

Já para o acabamento das placas é necessário apenas fazer o lixamento delas, para, assim, evitar ondulações e pontas soltas nos cantos. 

Porém, quanto à pintura, é preciso colocar um material de preparamento de superfície, já que depois de lixar o gesso há uma baixa absorção de tinta.

Caso decida pendurar acessórios na parede, o ideal é buscar uma fornecedora com placas de gesso de qualidade e resistência. Isso porque nem todas aguentam peso e precisam que os objetos sejam pendurados junto às vigas de aço da estrutura. De qualquer forma, quadros são bastante leves e qualquer material consegue sustentá-los.

Benefícios das placas de drywall

Caso ainda esteja em dúvida se vale a pena investir no drywall, ou se é melhor apostar na tradicional alvenaria, é interessante considerar as vantagens da parede de gesso

Dentre elas, podemos destacar a versatilidade, diminuição das chances de propagação de fungos e bactérias, economia e outros benefícios, como:

Vedação no drywall

Uma das propriedades das placas de gesso é a de vedação, sendo muito útil para a aplicação interna em paredes na construção civil. Isso irá trazer maior conforto térmico e acústico para os ambientes.

Anti-incêndio

A junção do gesso com o papel acartonado faz com que a estrutura seja anti-incêndio. Desta forma, em caso de acidentes envolvendo fogo, a propagação das chamas será bem menor, fortalecendo a segurança dos demais cômodos.

Economia de espaço

Para construir uma parede de alvenaria é preciso ao menos o espaço dos blocos de tijolo, as camadas de concreto e gesso de cobertura. Portanto, quanto mais cômodos forem criados naquela área total, maior o espaço utilizado nas divisórias.

Porém, as placas de drywall, por serem finas, trazem uma economia de cerca de 4% do espaço útil. 

Acessórios práticos

A indústria de sistemas construtivos entende que um tipo de estrutura prática também requer utilitários práticos. Por conta disso, foi desenvolvido um modelo ideal de porta para as placas de gesso.

Trata-se de um kit já pronto e de fácil instalação, pensada para as dimensões corretas do padrão de fábrica da parede de gesso. As folhas podem ser aplicadas, inclusive, em cerca de 20 minutos.

Gostou de saber o que é o Drywall? Então saiba mais sobre o sistema construtivo de drywall no Blog de Construção e Reforma da Plack

 

Voltar ao topo