O Que É Impermeabilização E Quais Os Benefícios Para A Indústria?

Impermeabilizantes 16 fevereiro 2022

Você sabe o que é impermeabilização? Esse procedimento é realizado em ambientes comerciais, residenciais e industriais, porém, muitas pessoas não entendem todas as etapas que englobam esse serviço. 

Neste artigo, vamos explicar o que é, quais os benefícios que esse sistema traz para as indústrias e muito mais. Confira:

  • o que é impermeabilização;
  • como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias;
  • quais os principais benefícios da impermeabilização;
  • quais os tipos de impermeabilização que existem.

O que é impermeabilização e sua aplicação em indústrias?

A impermeabilização é um procedimento que procura aumentar a vida útil das construções, além de proteger a estrutura de problemas causados por condições climáticas, bolor, fungos, infiltrações, manchas, oxidações etc.

O impermeabilizante, produto utilizado para este procedimento, funciona como uma barreira sobre as superfícies para evitar que a água passe por elas. 

É altamente recomendado que esse processo seja considerado desde o planejamento da obra, já que é essencial para qualquer tipo de construção, pois evita danos difíceis de serem revertidos às estruturas atingidas pela umidade.

Quais os tipos de impermeabilização que existem?

Existem dois tipos de impermeabilização. Podemos classificar em: rígida e flexível. 

A rígida é recomendada para áreas que não estão sujeitas a movimentação de pessoas e variações muito grandes de temperatura. Ela é feita a partir do uso de aditivos impermeabilizantes nos materiais utilizados durante sua construção ou aplicados na forma de membrana sobre cada uma das superfícies construídas. 

Já a flexível pode ser usada para qualquer outro tipo de área. Ela é feita com o uso de materiais desenvolvidos com elastômero e polímero, podendo ser instalada ou pré-moldada no local. 

Como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias?

A NBR 9575 indica que o projeto de impermeabilização deva ser elaborado por um profissional que possua qualificação para exercer esta responsabilidade técnica e deve ser legalmente habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) – eles preservam o ambiente.  

Logo, esse procedimento é bastante atrativo para os donos de empresas e gestores, pois protege o patrimônio.

Entre as principais possibilidades de impermeabilização em indústrias, temos:

Pisos e paredes

A impermeabilização de pisos é uma das alternativas mais procuradas, já que existe uma proteção eficiente para diversos tipos de uso, internos ou externos. É a garantia de ambientes seguros e livres de qualquer influência e contaminação.

Aplicar essa técnica nas paredes também colabora com a boa conservação dos ambientes industriais, uma vez que evita futuras infiltrações, mofo e consequências causadas por acúmulo de umidade.

Muros de arrimo

Devido ao contato com taludes naturais –  uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso – o muro de arrimo está exposto a infiltrações por pressões negativas ou positivas. Por esse motivo, é bom a aplicação da impermeabilização adequada para garantir a estabilidade estrutural, evitando possíveis acidentes.

Telhados

A aplicação da impermeabilização de lajes e telhados oferece resistência contra infiltrações que, de forma silenciosa e gradativa, danificam e comprometem as estruturas. A laje e o telhado merecem atenção especial, já que estão expostos ao clima e às mudanças do tempo.

Outros ambientes que podem ser impermeabilizados em indústrias, são:

  • bacias de contenção;
  • banheiros;
  • caixas d’água;
  • estações de tratamento;
  • fundações;
  • reservatórios;
  • peitorais e esquadrias de janelas.

Quais os principais benefícios da impermeabilização?

Sabendo o que é impermeabilização e como aplicá-la na indústria , você deve estar se questionando sobre os principais benefícios desse tipo de sistema para o ambiente. Por isso, selecionamos algumas das principais vantagens:

  • aumento da durabilidade;
  • preservação da estética e das estruturas do imóvel;
  • prolongamento da vida útil de uma edificação;
  • custo-benefício;
  • evita problemas com umidade e/ou vazamento de água.

Adicionar a impermeabilização no patrimônio de uma empresa é a melhor alternativa para garantir que – independentemente do tráfego de pessoas, veículos ou qualquer outro fator – o ambiente estará protegido.

Esse tipo de sistema é de alta durabilidade e proporciona resistência, geralmente utilizando produtos que apresentam características que suportam pressões – como a quantidade de água, passagens de maquinário, etc– , impactos e se moldam de acordo com a superfície.

Além disso, a impermeabilização industrial possibilita um acabamento personalizado, melhorando a aparência, facilitando a limpeza e as manutenções.

Agora que você já entendeu o que é a impermeabilização, suas vantagens e como ela deve ser aplicada em indústrias, confira também os principais problemas da não utilização de impermeabilizante para parede!