O Que É o Montante Para Drywall E Para Que Serve?

Drywall 06 julho 2022
O Que É o Montante Para Drywall E Para Que Serve?

O montante para drywall é um componente muito importante nas construções com base de gesso acartonado. Ele é um tipo de perfil metálico utilizado para a estruturação vertical de paredes, em revestimentos estruturados e como estrutura horizontal de forros. 

Logo, ele é um elemento muito importante nas edificações, que dá sustentação às chapas de drywall. Veja mais informações sobre esse acessório tão essencial para uma obra segura!

Para que serve o montante para drywall?

Como mencionamos, o montante para drywall é um componente fundamental para as construções, pois ele dá sustentação às paredes e estruturas verticais ou forros. 

Ele funciona como um esqueleto para que, ao  erguer as chapas de drywall, tenha-se ideia de onde elas devem ser fixadas.

Além disso, essa peça pode ser utilizada como um reforço para as paredes que precisam de mais segurança, garantindo que a estrutura permaneça em pé. 

Qual a diferença entre o perfil de drywall e o montante?

O montante, na verdade, é um tipo de perfil de drywall.

A aplicação de uma chapa de gesso acartonado necessita de componentes estruturais de drywall para que a sua sustentação seja garantida. Essas peças são vendidas com as chapas quando se inicia uma construção deste tipo. 

Todos esses componentes são chamados de perfis, porém, cada um é um tipo usado para fins diferentes. Logo, o montante é apenas um deles. Entre os principais vistos dentro de uma obra que é feita com drywall, temos:

  • montante para drywall — fabricado em aço galvanizado, ele tem o formato em “c” e a sua utilização é aquela que já mencionamos (em estruturas reforçadas, forros, etc);
  • guias — possuem o seu formato em “u”, sendo utilizada para dar estrutura em paredes horizontais, seguindo como um trilho para a instalação dos montantes;
  • tabica — este tipo de perfil de drywall tem como principal utilidade a montagem de forros com formato de degraus;
  • cantoneiras para drywall — esse componente, por fim, tem abas desiguais, geralmente em formato L, e serve para proteger o topo de placas de sistemas drywall.

Por que escolher o drywall para a sua construção?

As construções em drywall proporcionam diversos benefícios para o meio ambiente e para quem for morar em uma residência feita com esse material. Além das chapas serem recicláveis, os entulhos no canteiro de obra são bem menores do que quando comparamos com as construções de alvenaria.

Além disso, a construção se torna muito mais rápida com a mão de obra especializada, garantindo uma entrega mais rápida!

Quer entender mais sobre o gesso acartonado e os sistemas construtivos que estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil? Veja o nosso artigo sobre as vantagens do steel frame, que é um tipo de sistema que combina muito bem com o drywall!