O Que é Sistema Construtivo? Conheça os Mais Usados no Brasil

Steel frame
o que é sistema construtivo?

Você sabe o que é sistema construtivo? Esse é o termo usado na construção civil para o desenvolvimento de ambientes. Inclusive, também se trata de um conjunto de métodos utilizados para criar novos espaços.

Quer entender melhor sobre o que está por trás das obras? Veja só este post que a Plack preparou para te explicar!

O que é sistema construtivo?

Se você deseja começar um projeto, é interessante saber o que é sistema construtivo. 

O conceito diz respeito a uma série de métodos utilizados para fazer a construção ou reforma de um local. 

Porém, antes de colocar a obra em prática, é preciso definir: 

  • quais os materiais a serem utilizados;
  • de que forma eles irão combinar entre si para criar a edificação;
  • qual será a finalidade daquele espaço que será criado;
  • entre outras coisas. 

Essas questões são importantes para verificar a viabilidade daquele tipo de projeto e até mesmo os potenciais riscos trazidos.

Por exemplo: não faz sentido utilizar uma estrutura de madeira para um local que irá abrigar itens inflamáveis, não é mesmo? O sistema construtivo escolhido deve ser pensado de tal modo que aquela obra seja inteligente e atenda às necessidades do local.

Além disso, o método também irá influenciar diretamente nos custos e no tempo gasto para a conclusão do projeto.

Quais os sistemas construtivos mais usados no Brasil?

Depois de entender o que é sistema construtivo, é importante ter em mente que existem várias opções, mas nem todas são comuns no Brasil.

Isso porque os processos de construção civil se formam de maneiras diferentes, o que pode variar dependendo do país, principalmente porque é preciso considerar a disponibilidade de materiais que cada um deles possui. 

Outro ponto que também influencia é o clima. Países mais frios tendem a preferir sistemas que possam criar conforto térmico, por exemplo. Já os tropicais, como é o caso do Brasil, devem priorizar aqueles que são resistentes à umidade e ao calor.

Conheça os sistemas construtivos mais usados entre os brasileiros:

1. Alvenaria convencional ou de vedação

A alvenaria convencional é o modelo mais popular no Brasil. Sua vantagem é que há grande disponibilidade dos materiais necessários para criar essa estrutura e a  mão de obra é mais simples. Ou seja: não precisa de alta qualificação.

Nesse modelo, são utilizadas vigas e pilares para sustentar as paredes, além de lajes de concreto armado para a construção de um novo andar. Os tijolos e cimento são usados apenas para vedação e divisão de espaço — por isso o método recebe esse nome.

Por conta dessa estruturação, ela é capaz de suportar grandes edificações. É utilizada, inclusive, na construção de prédios.

Entretanto, apesar de ser comum, também é um processo um pouco mais demorado. Fazer uma reforma, por exemplo, acaba tomando um tempo maior do que o esperado. 

Outra desvantagem é que há uma grande geração de resíduos, já que cerca de 15% dos insumos utilizados são desperdiçados.

2. Estrutura a seco

Você já ouviu falar do drywall? O sistema de construção de drywall vem se tornando cada vez mais comum em nosso país, devido à facilidade que ele proporciona.

Esta é uma das opções mais baratas disponíveis no mercado, já que utiliza moldes pré-prontos, de modo que é preciso, apenas, contar com o apoio de um profissional especializado nesse tipo de obra.

Além disso, é bastante ágil e oferece maior aproveitamento de espaço. Inclusive, como o nome “a seco” sugere, quase não é preciso usar água ou gerar resídios.

3. Concreto armado

O concreto armado utiliza estruturas de paredes maciças no projeto. Nesse modelo, são usados moldes de metal, madeira ou plástico para preencher com o cimento. 

Ele não é recomendado para a construção de casas ou projetos únicos e pequenos, já que o material para moldar é um pouco caro. Por outro lado, edifícios, condomínios e outros tipos de obras em larga escala podem se beneficiar desse sistema.

A geração de resíduos é baixa e os processos mais rápidos, sendo mais fácil controlar os prazos de entrega. Por outro lado, não é uma boa opção para isolamento térmico e acústico.

4. Steel frame

O steel frame é um dos sistemas construtivos que mais vêm ganhando força no Brasil nos últimos anos. 

Trata-se da criação de estruturas com vigas de aço galvanizado e, depois de feito o esqueleto da edificação, ele é complementado com placas de drywall, cimento ou madeira.

As principais vantagens desse modelo são:

  • rapidez de montagem;
  • economia;
  • redução de desperdício de materiais;
  • isolamento acústico e térmico;
  • maior aproveitamento da área útil.

Entretanto, vale lembrar que há uma limitação em relação à quantidade de pavimentos. Além disso, também é preciso de mão de obra especializada.

Agora que já sabe o que é sistema construtivo e conhece os mais usados no Brasil, conheça as soluções da Plack para as suas obras!

Voltar ao topo