Perfuração de drywall – O que você deve saber

Drywall
perfuração de drywall

O uso de drywall como uma alternativa às paredes de alvenaria tem se tornado cada vez mais comum em construções e reformas, devido aos diversos benefícios que ele proporciona, tais como economia, menor tempo para a obra, redução de sujeira, desperdícios e, até mesmo, otimização de espaço, visto que as paredes de drywall são mais finas.

No entanto, por serem mais leves e afiladas do que as de alvenaria, as paredes de drywall passam a impressão de serem frágeis, gerando dúvidas em muitas pessoas na hora que é necessário realizar perfurações.

Hoje vamos explicar o que você deve saber antes de perfurar uma parede de drywall.

Produtos adequados para drywall

Primeiramente, para realizar a perfuração e a instalação adequada de itens em uma parede de drywall, é fundamental atentar-se aos produtos que irá usar, pois eles devem ser próprios para isso. 

É possível encontrar no mercado diversos produtos para drywall, que são imprescindíveis para que o processo de perfuração e fixação de itens em paredes de gesso acartonado dê certo. Bons exemplos desses produtos são a broca e a bucha que serão utilizadas nesse processo.

Existem tipos de brocas e buchas próprias para paredes de drywall, tais como:

  • Bucha tipo parafuso: ela vai se deformando conforme é apertada até formar um nó que irá segurar o parafuso ali;
  • Bucha de expansão: possui hastes que se abrem conforme ela é apertada e ajudam a fixar o parafuso, e
  • Bucha tipo basculante: possui um reforço de metal que fica preso na parte interna da parede.

Somente utilizando produtos para drywall adequados você poderá garantir que a perfuração e a fixação sejam eficientes.

Utilize os pontos de reforço

Como muitas das obras hoje utilizam paredes de drywall, durante a instalação delas normalmente são empregados pontos de reforço, já pensando que ali serão fixados armários, prateleiras e outros tipos de suportes.

Tratam-se de pontos já preparados para receberem perfuração e fixação de itens, com reforços na estrutura, que podem ser de aço galvanizado ou de madeira, a fim de distribuir o peso sobre a parede de drywall.

Caso não saiba onde estão os pontos de reforço do imóvel, o que é bastante comum, questione à construtora ou ao proprietário sobre os pontos de reforço das paredes antes de realizar qualquer perfuração.

E em casos de iniciar uma obra com drywall, atente-se a esses pontos nos locais onde pretende perfurar e fixar os móveis e eletrônicos de cada ambiente. 

Consulte os consultores da Plack

Na Plack nós temos uma equipe comercial especializada, composta por engenheiros e arquitetos e que poderá te auxiliar com todas as dúvidas sobre instalação e demais necessidades relacionadas ao drywall, bem como aos demais sistemas construtivos que oferecemos. Entre em contato com a gente! 

Voltar ao topo