Piso Claro Ou Escuro? Vantagens De Cada Um Para O Ambiente

Piso Vinílico, Revestimentos
Piso Claro ou Escuro

Na hora de escolher o piso para um ambiente, além de saber como calcular a quantidade necessária de material, é preciso levar alguns fatores em consideração. Por exemplo, é melhor o piso claro ou escuro? Qual o tipo de revestimento combina mais com o ambiente?

Para ajudar você a solucionar essas dúvidas, reunimos quais as vantagens de cada tipo de piso e como escolher o ideal. Confira!

Qual escolher: piso claro ou escuro?

A escolha entre um piso claro ou escuro depende bastante do ambiente em que você pretende colocá-lo e das suas preferências pessoais. Além disso, é preciso ter em mente que cada revestimento causa um efeito diferente no cômodo.

Um piso claro, por exemplo, pode contribuir mais com a claridade do ambiente e trazer suavidade enquanto um piso escuro traz maior destaque ao local e se torna mais impactante.

É preciso avaliar os seguintes pontos:

  • o estilo da sua decoração;
  • o tamanho do ambiente;
  • as cores dos móveis;
  • e quem frequenta aquele ambiente (quantas pessoas, se terá algum gato ou cachorro, etc).

Confira uma lista das vantagens de cada um desses estilos para ajudá-lo a escolher o seu:

Benefícios do piso escuro

piso escuro

O piso escuro, apesar de não ser totalmente versátil, é a opção ideal para quem tem uma decoração clássica, principalmente se os móveis tiverem uma tonalidade mais amadeirada. Não necessariamente precisam ser pisos totalmente pretos. Existem algumas tonalidades mais voltadas ao cinza, por exemplo, que combinam bastante com as paredes mais claras, criando a impressão de que o ambiente é bastante espaçoso!

O piso totalmente preto não é indicado para qualquer ambiente, uma vez que pode diminuir a sensação de espaço. No entanto, os pisos escuros também podem ser combinados com objetos decorativos de cores fortes e vibrantes, além de móveis com cores claras, para deixar o ambiente mais vivo.

As principais vantagens são:

  • proporcionam uma decoração mais elegante e sofisticada.
  • são menos danificados pela exposição contínua ao sol;
  • proporciona aconchego aos ambientes, especialmente se usado com uma paleta de tons mais quentes;
  • por ser um piso de contraste, pode gerar um ponto de destaque na decoração. Além disso, pode criar efeitos densos ou dramáticos.

Benefícios do piso mais claro

piso claro

Muito mais versáteis, os pisos claros proporcionam uma maior amplitude, e a tonalidade dessa escolha permite criar ambientes mais iluminados, aconchegantes e leves. Além disso, essas características são potencializadas quando você combina o posicionamento dos espelhos e quadros no ambiente.

Mais discreto, o piso claro permite destacar os objetos decorativos e oferece mais possibilidades de decoração, que podem seguir linhas mais clássicas ou modernas e até criativas.

As principais vantagens são:

  • maior leveza e modernidade para o cômodo.
  • são mais difíceis de manchar e mais fáceis de manter a manutenção contra arranhões;
  • combinam com qualquer estilo de decoração;
  • são fáceis de limpar;

Agora que você viu as vantagens de cada um desses modelos, confira quais são as tendências de pisos para 2021!

Voltar ao topo