Placa Cimentícia – Entenda O Que É, Para Que Serve e Quais Suas Vantagens!

Revestimentos, Steel frame

A placa cimentícia é um material muito utilizado para a vedação de paredes internas e externas, forros, fachadas, entre outras muitas aplicações que são permitidas.

É uma solução muito boa para projetos que exigem certa rapidez na entrega, mas sem deixar de lado a qualidade. Além disso, traz uma estética interessante para os ambientes.

Continue lendo este artigo para entender melhor o que é quais as vantagens deste material!

O que é e do que é feita a placa cimentícia?

modelo placa cimenticia 300x300 - PlackA placa cimentícia é um painel prensado e impermeabilizado feito de cimento e mais alguns aditivos, como o fio sintético  e a celulose.

As espessuras dessa placa costumam variar entre 4mm –usada para tapume no lugar do madeirite – a 12mm e é essa grossura que determina os fins e o uso do material para determinadas construções. O produto é uma alternativa muito boa para a economia em obras, rapidez e uma construção ou reforma mais limpa e sem quebra-quebra.

Além disso, a placa cimentícia também apresenta ótimo desempenho técnico devido a sua flexibilidade no manuseio, durabilidade, estabilidade e resistência à umidade.

 

Vantagens do uso da placa cimentícia

Resumindo, esse material é uma solução compatível com as construções secas e obras convencionais, com blocos ou tijolos. Confira algumas das principais vantagens das placas cimentícias:

Execução mais rápida na obra

Assim como outras opções de vedação, as placas cimentícias têm instalação rápida e relativamente simples – quando instalada por profissionais capacitados –, agilizando e reduzindo o tempo final da obra.

Material resistente

Esse tipo de material também possui alta capacidade de resistência e sua impermeabilização resiste ao contato com água.

Ele também é resistente ao fogo, ataque de insetos, bichos e ações da natureza.

Obras e reformas mais limpas

A geração de entulho é praticamente inexistente com as placas cimentícias, permitindo uma obra mais limpa. Além disso, o material é sustentável e reduz os custos com o descarte de resíduos.

Possibilita instalação hidráulica e elétrica

A instalação hidráulica e elétrica, com as placas cimentícias, é mais facilitada, já que os espaços internos existentes entre as estruturas simplificam o processo.

Além disso, no caso de futuras manutenções, não é necessário quebrar paredes causando sujeira no ambiente.

As placas cimentícias permitem diversos acabamentos ou revestimentos, como pintura, texturas, cerâmica e até pastilhas, deixando o seu ambiente mais bonito e elegante.

Agora que você já viu o que é e quais as vantagens da placa cimentícia, confira também quais os sistemas construtivos mais utilizados no Brasil!

Voltar ao topo