Pode Colocar Rodapé na Cozinha? Tire Sua dúvida Agora

Rodapés
pode colocar rodape na cozinha

Durante a realização de uma obra, você provavelmente vai começar a ter dúvidas que nunca imaginou que teria. Uma delas é exatamente essa: será que pode colocar rodapé na cozinha? Existe alguma restrição ou algum material específico para isso?

Para responder a sua pergunta, leia este artigo que a Plack escreveu para garantir que cada mínimo detalhe seja cumprido para ter um bom resultado no seu projeto!

O que é um rodapé?

Antes de saber se deve ou não colocar rodapé na cozinha, é interessante entender o que é e para que serve esse revestimento.

O rodapé é a aplicação de uma placa, geralmente sobre a parede, na parte inferior dela. 

Ou seja, ela fica exatamente na junção da parede com o piso.

A ideia é criar um efeito mais sofisticado no ambiente. Além disso, também protege o revestimento abaixo dele.

É uma peça muito importante para a criação de espaços com o acabamento perfeito, já que esconde possíveis falhas no ponto de encontro entre a parede e o chão — que pode ocorrer caso a instalação do piso da cozinha não seja feita da maneira correta e com o apoio de um profissional especializado.

Afinal, pode colocar rodapé na cozinha?

Agora que você entendeu melhor o que é e para que ele serve, vamos descobrir se é recomendado colocar rodapé na cozinha. 

A resposta é sim! Porém, há algumas indicações. 

Há quem ache que não é necessário aplicar esse acabamento na cozinha, devido ao fato de que, na maioria das vezes, o revestimento da parede deste ambiente ser de azulejos.

Porém, é importante fazer uma proteção extra, já que o cômodo está em contato com muitos microorganismos e utensílios. Para isso, o rodapé é uma opção, pois ele é essencial para reduzir as consequências negativas em caso de batidas e impactos no local.

O revestimento também irá evitar o acúmulo de sujeira, gordura e até mesmo de restos de alimentos que possam cair e ficar naquele “cantinho”. Aliás, fica bem mais fácil de limpar.

Como escolher um bom acabamento para a cozinha?

Em geral, a escolha do tipo de acabamento vai depender do seu gosto e do estilo adotado naquele ambiente. Porém, as características que você deve procurar ao adquirir o seu rodapé são:

  • à prova d’água: opte por materiais como o poliestireno, que não são danificados, mesmo quando molhados;
  • antimofo: não acumulam microorganismos que possam criar mofo e cheiro ruim no ambiente;
  • resistente: não entortam, lascam ou empenam com o impacto.

Agora que já sabe que pode colocar rodapé na cozinha, continue vendo as soluções da Plack para fazer o acabamento da sua obra!

Voltar ao topo