Qual o Sistema Construtivo Mais Barato?

Steel frame
qual sistema construtivo é mais barato?

Saber qual o sistema construtivo mais barato para ser utilizado é muito importante antes de começar uma obra. Afinal, é preciso levar em consideração o orçamento do projeto, além de analisar preferências, disponibilidade, adequação e acabamento. 

Então, quer saber qual estrutura de construção é a mais vantajosa? Continue lendo este artigo que a Plack preparou!

Afinal, qual o sistema construtivo mais barato?

Para entender qual o sistema construtivo mais barato para sua obra, é preciso ter, primeiramente, clareza sobre  o que são estruturas de construção e como cada uma delas funciona. 

Isso porque a opção mais vantajosa nem sempre é a que é, de fato, a de menor preço. Existem outras variantes que precisam ser analisadas antes de colocar o projeto em prática.

Portanto, conheça duas opções de estruturas de construção que se mostram como as mais interessantes para diferentes tipos de obras:

Construção a seco

A construção a seco é uma excelente alternativa, principalmente para quem quer fazer reformas internas e não deseja grandes alterações estruturais.

Ela funciona da seguinte forma: são usados moldes de aço galvanizado para a criação da sustentação, enquanto o acabamento geralmente é feito por placas de Drywall, gesso convencional ou mesmo forros de madeira.

Esse sistema recebe o nome “a seco” porque os materiais pré-moldados geram poucos resíduos, de modo que a obra seja bem mais limpa. Inclusive, o uso de água é quase nulo.

Além disso, é considerado um dos sistemas construtivos mais barato justamente por conta da sua praticidade.

Os moldes permitem um trabalho mais rápido, além de oferecer facilidade no cálculo de itens necessários para realizar a reforma. Lembrando que é importante contar com um profissional especializado, garantindo a qualidade e segurança da obra.

Um exemplo de uso muito bem aplicado desse sistema é a criação de salas em uma área que, até então, era um cômodo só, como é o caso de escritórios. Com uma estrutura de fina espessura, ainda há o ganho de espaço útil.

Alvenaria convencional

A alvenaria convencional, por ser o modelo de construção mais usado no país, principalmente em grandes edificações, também é uma opção vantajosa para obras. 

Uma das vantagens é alta disponibilidade de materiais, como tijolos e cimento. 

Por outro lado, vale ressaltar que há altas taxas de desperdício de itens. Portanto, vale a pena colocar na balança e analisar o tipo de projeto que será feito para entender se, realmente, é o melhor. 

Outro ponto é que a mão de obra para realizar este tipo de serviço não precisa ser altamente qualificada. Então, pode ser que esse projeto seja menos seguro.

Tanto a alvenaria quanto a construção a seco são opções que podem ser o sistema construtivo mais barato para a sua obra, tudo dependerá do seu objetivo e suas necessidades. 

Com as informações deste artigo, ficará mais claro entender qual das duas é mais válida para você! 

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira as opções da Plack para a criação de projetos a seco!

Voltar ao topo