O ano já começou e você ainda não está por dentro do que está em alta quando se trata de construções e reformas? É importante conhecer as tendências de pisos em 2021 para entender o que é mais popular nos projetos de decoração e buscar inspirações para a sua própria obra.
Continue lendo este artigo para conhecer os revestimentos mais buscados!
No início de cada ciclo, é possível observar como especialistas em decoração lançam suas projeções para o que será mais popular nos próximos meses.
Já adiantamos que entre as tendências estão o vinílico, os revestimentos de madeira, pisos que imitam o mármore, entre outros.
Então, para você que quer saber mais detalhes sobre o assunto e ver o restante das tendências de pisos em 2021, confira os tópicos que a Plack reuniu para que você possa planejar a sua obra!
As tendências de pisos para apartamentos mostram que o vinílico ganha destaque. Esse tipo de revestimento combina diversos cômodos diferentes e, além disso, o vinílico também é vantajoso para a decoração.
Isso porque é possível encontrá-lo em diferentes cores e o material reproduz vários padrões de madeira, sem, de fato, ser feito dela. Com isso, você ganha maior economia financeira, durabilidade e versatilidade.
Inclusive, o material tem ótima absorção de som, fortalecendo o isolamento acústico do apartamento. Essa é uma característica especialmente importante nesse tipo de moradia, já que a proximidade entre uma unidade e outra pode gerar algum tipo de desconforto.
Aliás, um grande benefício para projetos de reforma é que sua instalação é bastante prática. Com isso, é possível evitar o excesso de “quebra-quebra” e o desgaste dos moradores.
Uma dica interessante para a decoração nesse tipo de residência é priorizar o uso do mesmo tipo de revestimento para a maior parte dos ambientes — sala, corredores e quartos, pelo menos.
Por contarem com um espaço menor em metros quadrados com relação a muitas casas, o conceito de divisão de cômodos por meio do piso pode ficar um pouco chamativo ou desarmonioso.
Falando especificamente das salas, existem três tendências de pisos em 2021:
Os tons amadeirados são clássicos na decoração de salas e seu uso não tem erro! Em geral, os projetos que seguem esse conceito costumam usar ou o piso laminado ou o vinílico. Entretanto, por questões de durabilidade, o primeiro está caindo em desuso. Preste atenção nisso!
O laminado, apesar de trazer um aspecto da madeira de forma natural, requer maiores cuidados na hora da limpeza para evitar riscos e danificação da superfície. Por outro lado, é possível manter o vinílico em boas condições por muito mais tempo.
Entre os revestimentos frios, a cerâmica está saindo um pouco do protagonismo. Em seu lugar, os novos projetos de construção e reforma têm optado pelo porcelanato — uma das maiores tendências de pisos para a sala.
Esse material dá um toque mais elegante na decoração, sendo interessante para quem quer dar um “brilho” à casa. Afinal, ele tem uma superfície refletora, de modo que consegue iluminar melhor os ambientes.
Por fim, outra técnica que também está em alta é o cimento queimado. Aliás, já faz alguns anos que ele aparece no topo das listas, pois o conceito de decoração industrial conquistou a decoração em várias partes do mundo.
Aqui, é preciso tomar bastante cuidado. Mais do que pensar no que está em alta em relação aos tipos de pisos, é importante sempre considerar a finalidade do uso.
No caso do banheiro, especificamente, você deve se lembrar que este é um ambiente que estará úmido constantemente.
Então, o ideal é que você procure revestimentos que sejam resistentes ao contato com a água para evitar dor de cabeça depois.
Quanto às tendências de pisos para banheiro, um estilo que está sendo bastante utilizado é a imitação de mármore. Esse tipo de padrão dá uma sensação de sofisticação ao ambiente, além de proporcionar uma “textura” naquele local.
Outro estilo que está na moda é o uso de cores escuras. Tradicionalmente, essa é uma parte da casa que costuma ter tons mais claros, variando entre o branco e o bege. Porém, detalhes fortes e marcantes passam a integrar projetos e você pode conseguir isso usando um piso preto ou marrom.
Para a cozinha, é importante pensar em revestimentos que também tenham certa resistência à umidade, mas, principalmente, contra o acúmulo de gordura.
Além disso, sabe quando você está cozinhando e derruba um pouco de comida? Pois é, isso é algo bem comum nesse ambiente. Por ser um local que pode sujar muito, o piso também precisa não ter “poréns” em relação aos cuidados de limpeza.
Em geral, a cerâmica ou o porcelanato continuam sendo os favoritos, mas considere a opção de colocar piso vinílico na cozinha.
Essas três opções servem, inclusive, para projetos de cozinha integrada à sala.
Agora que já conhece as tendências de pisos em 2021, visite o site da Plack para adquirir nossos modelos de piso vinílico!