Tendências de Pisos em 2021 — Modelos Para Cada Ambiente

Piso Vinílico
tendências de pisos 2021

O ano já começou e você ainda não está por dentro do que está em alta quando se trata de construções e reformas? É importante conhecer as tendências de pisos em 2021 para entender o que é mais popular nos projetos de decoração e buscar inspirações para a sua própria obra.

Continue lendo este artigo para conhecer os revestimentos mais buscados!

Quais são as tendências de pisos em 2021?

No início de cada ciclo, é possível observar como especialistas em decoração lançam suas projeções para o que será mais popular nos próximos meses. 

Já adiantamos que entre as tendências estão o vinílico, os revestimentos de madeira, pisos que imitam o mármore, entre outros.

Então, para você que quer saber mais detalhes sobre o assunto e ver o restante das tendências de pisos em 2021, confira os tópicos que a Plack reuniu para que você possa planejar a sua obra!

Tendências de pisos para apartamentos

As tendências de pisos para apartamentos mostram que o vinílico ganha destaque. Esse tipo de revestimento combina diversos cômodos diferentes e, além disso, o vinílico também é vantajoso para a decoração.

Isso porque é possível encontrá-lo em diferentes cores e o material reproduz vários padrões de madeira, sem, de fato, ser feito dela. Com isso, você ganha maior economia financeira, durabilidade e versatilidade.

Inclusive, o material tem ótima absorção de som, fortalecendo o isolamento acústico do apartamento. Essa é uma característica especialmente importante nesse tipo de moradia, já que a proximidade entre uma unidade e outra pode gerar algum tipo de desconforto.

Aliás, um grande benefício para projetos de reforma é que sua instalação é bastante prática. Com isso, é possível evitar o excesso de “quebra-quebra” e o desgaste dos moradores. 

Uma dica interessante para a decoração nesse tipo de residência é priorizar o uso do mesmo tipo de revestimento para a maior parte dos ambientes — sala, corredores e quartos, pelo menos. 

Por contarem com um espaço menor em metros quadrados com relação a muitas casas, o conceito de divisão de cômodos por meio do piso pode ficar um pouco chamativo ou desarmonioso.

Tendências de pisos para salas

Falando especificamente das salas, existem três tendências de pisos em 2021:

  • revestimentos de madeira (ou que imitam os padrões do material);
  • piso frio;
  • cimento queimado.

Os tons amadeirados são clássicos na decoração de salas e seu uso não tem erro! Em geral, os projetos que seguem esse conceito costumam usar ou o piso laminado ou o vinílico. Entretanto, por questões de durabilidade, o primeiro está caindo em desuso. Preste atenção nisso!

O laminado, apesar de trazer um aspecto da madeira de forma natural, requer maiores cuidados na hora da limpeza para evitar riscos e danificação da superfície. Por outro lado, é possível manter o vinílico em boas condições por muito mais tempo.

Entre os revestimentos frios, a cerâmica está saindo um pouco do protagonismo. Em seu lugar, os novos projetos de construção e reforma têm optado pelo porcelanato — uma das maiores tendências de pisos para a sala.

Esse material dá um toque mais elegante na decoração, sendo interessante para quem quer dar um “brilho” à casa. Afinal, ele tem uma superfície refletora, de modo que consegue iluminar melhor os ambientes.

Por fim, outra técnica que também está em alta é o cimento queimado. Aliás, já faz alguns anos que ele aparece no topo das listas, pois o conceito de decoração industrial conquistou a decoração em várias partes do mundo.

Tendências de pisos para banheiro

Aqui, é preciso tomar bastante cuidado. Mais do que pensar no que está em alta em relação aos tipos de pisos, é importante sempre considerar a finalidade do uso.

No caso do banheiro, especificamente, você deve se lembrar que este é um ambiente que estará úmido constantemente.

Então, o ideal é que você procure revestimentos que sejam resistentes ao contato com a água para evitar dor de cabeça depois.

Quanto às tendências de pisos para banheiro, um estilo que está sendo bastante utilizado é a imitação de mármore. Esse tipo de padrão dá uma sensação de sofisticação ao ambiente, além de proporcionar uma “textura” naquele local. 

Outro estilo que está na moda é o uso de cores escuras. Tradicionalmente, essa é uma parte da casa que costuma ter tons mais claros, variando entre o branco e o bege. Porém, detalhes fortes e marcantes passam a integrar projetos e você pode conseguir isso usando um piso preto ou marrom.

Tendências de pisos para cozinha

Para a cozinha, é importante pensar em revestimentos que também tenham certa resistência à umidade, mas, principalmente, contra o acúmulo de gordura. 

Além disso, sabe quando você está cozinhando e derruba um pouco de comida? Pois é, isso é algo bem comum nesse ambiente. Por ser um local que pode sujar muito, o piso também precisa não ter “poréns” em relação aos cuidados de limpeza.

Em geral, a cerâmica ou o porcelanato continuam sendo os favoritos, mas considere a opção de colocar piso vinílico na cozinha.

Essas três opções servem, inclusive, para projetos de cozinha integrada à sala.

Agora que já conhece as tendências de pisos em 2021, visite o site da Plack para adquirir  nossos modelos de piso vinílico!

Voltar ao topo