3 Vantagens De Optar Por Uma Construção Sustentável

Steel frame 11 julho 2022
3 Vantagens De Optar Por Uma Construção Sustentável

Optar por uma construção sustentável é um objetivo que, cada vez mais, empresas e pessoas procuram atingir. Além de se tornar um alternativa para quem deseja alinhar designs diferentes com materiais que podem ser reciclados e ecológicos, os projetos arquitetônicos são pensados de forma mais estratégica.

Neste artigo, você verá:

  • o que é uma construção sustentável?
  • qual a importância das construções biosustentáveis?
  • quais são as vantagens das construções sustentáveis?
  • materiais ecológicos para construções mais sustentáveis.

O que é uma construção sustentável?

Antes de falar sobre os benefícios de optar por uma construção sustentável, é importante saber o que são essas edificações. O principal conceito deste tipo de obra é estabelecer um equilíbrio entre o que será montado e o ambiente natural. 

São as obras que usam materiais ecológicos ou recicláveis para a criação de empreendimentos — tanto para ambientes comerciais, como para residências — e, assim, fazem com que os locais construídos coexistam com a natureza sem afetá-la diretamente.

Qual a importância das construções biosustentáveis?

Segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a construção civil é responsável pelo consumo de 20% a 50% de todos os recursos naturais consumidos pela sociedade. 

O órgão ainda afirma que o volume de entulho produzido pelas  obras e demolições de empreendimentos de alvenaria convencional é duas vezes maior que a quantidade de lixo sólido urbano. 

Sendo um dos segmentos que mais gera resíduos, uma das alternativas pensadas no universo da engenharia são as construções sustentáveis. Desta forma, é possível ter um controle sobre o impacto que as edificações e seus desperdícios podem causar no planeta.

Quais são as vantagens das construções sustentáveis?

Pensando no que é e na sua importância, é inegável que esse tipo de obra pode trazer muitos benefícios e isso ocorre não apenas pelos  materiais utilizados, mas também pelas técnicas empregadas pelos profissionais, que também trazem vantagens à construção. Confira:

Redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente

O principal benefício da construção sustentável é a redução do impacto que os entulhos de obras comuns causam ao meio ambiente. 

Ao falarmos de edificações convencionais — com o uso de alvenaria, por exemplo — não é possível reutilizar o que sobra e nem evitar desperdícios. Isso causa um grande efeito ambiental, uma vez que será necessário a exploração do meio ambiente em busca de mais matéria-prima.

A bioconstrução, por outro lado, visa o uso de materiais que podem ser reutilizados — como as placas e chapas de drywall, que são feitas de gesso acartonado e podem ser reaproveitadas.

Economia com os custos de manutenção do empreendimento

Quando uma obra de alvenaria comum necessita de uma reforma, é preciso um grande planejamento. Geralmente, é necessário quebrar paredes e pisos por muitas vezes, tornando-se uma grande dor de cabeça por conta do tempo de construção e recursos financeiros necessários.

A construção sustentável, por sua vez, não exige muito quando necessário uma reforma. O drywall, por exemplo, é um material de fácil manuseio e que torna uma obra muito mais rápida, uma vez que os materiais e componentes necessários são vendidos já prontos.

Logo, a manutenção desse tipo de obra é muito mais vantajosa financeiramente e ecologicamente.

Valorização do imóvel no mercado

Outro ponto que a construção sustentável tem de vantajoso quando comparado com as obras tradicionais é a sua valorização. Como as edificações ecológicas usam materiais mais caros e que exigem uma mão de obra mais especializada, o seu valor de mercado também é alto.

É muito mais comum encontrar obras de alvenaria, do que obras que são pensadas e projetadas para que o seu impacto ambiental seja o menor possível. Logo, o seu valor de mercado é mais baixo do que quando comparado com uma casa de materiais sustentáveis.

Materiais ecológicos para construções mais sustentáveis

Materiais ecológicos para construções mais sustentáveis

Para você que se interessou por esse tipo de obra e quer apoiar as causas ecológicas, existem alguns materiais que podem ser utilizados na sua construção. Os principais são:

  • steel frame — o sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado garante menor resíduo, mais produtividade e durabilidade de até 300 anos para a sua edificação;
  • telha shingle — também conhecida como telhado americano, trata-se de um material  desenvolvido a partir de uma mistura de manta asfáltica, rocha vulcânica e fibra de vidro (que podem ser reciclados caso haja algum desperdício);
  • drywall — o gesso acartonado, como mencionamos algumas vezes, é o líder na lista de materiais com ótimo custo-benefício, sustentabilidade e durabilidade!

Conheça os produtos Plack para uma construção ecológica!

Para que a sua construção seja cada vez mais sustentável, nós da Plack trabalhamos com as melhores marcas e fornecedores. 

O objetivo é fazer com que os sistemas construtivos a seco sejam mais utilizados no Brasil e, para isso, nós estamos aqui prestando um atendimento personalizado, com produtos de qualidade e muita expertise no ramo. Conheça  todos os produtos Plack e realize uma obra ou reforma  limpa, rápida e sem dores de cabeça!